Vereadora Elsa Oliveira

por Divisão de Comunicação publicado 12/01/2021 13h05, última modificação 30/11/2023 17h45

vereadora-elsa-oliveira161x225.jpg

2ª Secretária da Mesa-Diretora

Nome Civil: Elsa Natal de Oliveira
Nascimento: 25/12/1981
Naturalidade: Osasco/SP
Ocupação: Servidora Pública Municipal
Grau de Instrução: Pós-Graduada

Partido: PODEMOS
Legislaturas: 2021-2024
Comissões Permanentes: De Economia e Finanças (presidente); Da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher; De Políticas Afirmativas de Raça e Gênero (presidente)
Telefone/Fax: (11) 3699-9155
WhatsApp: (11) 93731-9019
E-mail: elsaoliveira@osasco.sp.leg.br
Redes Sociais: instagram.com/elsa.noliveira | facebook.com/elsaoliveiraosasco
Endereço do Gabinete: Câmara Municipal de Osasco - Av. dos Autonomistas, 2615 - 3º andar, Sala 14 - Centro - Osasco/SP - CEP: 06090-020

Biografia 

Elsa Natal de Oliveira nasceu no Natal de 1981, em Osasco. Filha de Manoel Serqueira de Oliveira, mais conhecido como Dedé — um baiano que veio para São Paulo em 1960 — e da Piauiense Benisia Pereira Nobre, mais conhecida como Dona Nilza. Dedé trabalhou como metalúrgico e Dona Nilza se dedicou a cuidar da casa e das quatro filhas que tiveram. Além de Elsa, o casal teve Ivete, Geni — que faleceu em 2017 — e Maria Cecília.

Dedé, pai da parlamentar, faleceu dia 14 de maio de 2014, vítima de câncer, aos 78 anos. Sua mãe, com mais de 80 anos, mora até hoje no Jd. Novo Osasco. Elsa cursou todo o ensino fundamental e médio, na E.E. Prof. José Ribeiro de Souza.

Casada, desde 2012, com Pedro Ferreira, engenheiro e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Elsa possui uma filha de coração, chamada Julia. Trata-se de uma sobrinha, que passou a ser sua filha, quando, em dezembro de 2017 sua irmã Geni, mãe da menina, faleceu vítima de AVC, causado por um aneurisma. Na época a filha tinha 6 anos. Hoje, Elsa conta com a guarda definitiva de Julia e se considera tia-mãe da garota. “Eu sou tia-mãe. Perdi uma irmã com 40 anos e assim me tornei mãe da minha sobrinha, porque eu não tenho nenhum filho gerado por mim. Mas, agora, eu tenho uma filha gerada no meu coração. Tenho um compromisso muito maior com ela e encaro esse desafio de ser mãe da Julia com a maior honra”, explica Elsa.

Carreira

Começou a trabalhar aos 15 anos, possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pelo UNIFIEO; MBA em Gestão Governamental pela EPD (Escola Paulista de Direito); e pós-graduação em Gestão de Cidades pela Universidade Nove de Julho. Atualmente, é aluna do Renova Brasil.

Atuou na área de gestão ambiental, na área da qualidade e em uma empresa petroquímica. Em 2009, recebeu convite do então vereador Rogério Lins para trabalhar com ele na Câmara Municipal de Osasco. Com 26 anos, ingressou no Legislativo, onde permaneceu por oito anos na função de Chefe de Gabinete. Com a eleição de Lins para a prefeitura, Elsa foi convidada para fazer parte do seu governo, quando foi a segunda chefe de Gabinete mulher da história da cidade. Depois, atuou como secretária de Assistência Social e como secretária de Emprego Trabalho e Renda. No total, foram mais de três anos trabalhando na Prefeitura de Osasco, tendo que se afastar no início de 2020, para concorrer à eleição. 

Com 14 anos de vida pública, afirma que ser candidata não foi uma escolha, mas, na verdade, uma consequência na sua vida profissional. “Sempre fui muito sincera com os meus eleitores. Nas reuniões em que eu participava, sempre disse que não tinha a intenção de ser vereadora. Na verdade, a vida me trouxe para isso, como uma forma de propósito. Eu amo gente e decidi dedicar minha carreira para ajudar as pessoas. Acredito na política como uma ferramenta de transformação social”, afirma Elsa.

Representatividade e Renovação

É a primeira vez na história da cidade que a Câmara de Osasco conta com cinco vereadoras, apesar de as mulheres serem a maioria da população e do eleitorado. “Eu acho que é uma responsabilidade imensa representar as mulheres da nossa cidade, mas mais do que isso, é um prazer e uma honra”.

Osasco

Elsa afirma que não defenderá apenas uma pauta específica no seu mandato e que atua pela cidade inteira. “Minha bandeira é a cidade de Osasco, onde nasci e tenho pela qual muito orgulho. Me formei aqui, me casei aqui e constituí minha família nessa cidade. Quero estar aqui para as pessoas, independentemente dos bairros onde moram, das religiões, dos gêneros, das raças e da orientação sexual. Enfim, estou aqui para servir, atender e ouvir todo o povo de Osasco. Estou aqui aberta para todos: idosos, crianças e adolescentes. Para quem quiser e para quem precisar de mim, estou à disposição”, defende a parlamentar.

Parcerias

A vereadora defende trabalho em conjunto, de forma que o Poder Legislativo trabalhe em sinergia com o Poder Executivo da cidade. Considera ainda, que os vereadores devem unir suas forças para o bem de Osasco. “Não se chega a lugar algum sozinho. Se eu estou aqui é porque eu tive uma equipe que acreditou em mim, que batalhou, que acordou cedo por um propósito muito maior. Também estou aqui por conta dessa população, que votou e acreditou na minha candidatura. Ninguém faz nada sozinho, o Legislativo não funciona sem o apoio do Executivo. Os colegas vereadores também precisam votar qualquer iniciativa que eu apresentar, para que o projeto seja aprovado e encaminhado ao Executivo. Existe ainda a necessidade da sanção do prefeito para que, o projeto, de fato, se transforme em Lei e venha a acontecer”. Então, somos um time!".

Gabinete

Segundo Elsa, seu gabinete está 100% à disposição da população. Inclusive aos finais de semana, quando sua equipe fica de plantão para atendimento por meio de Whatsapp e telefone exclusivos do gabinete, que é o (11) 93731-9019. A vereadora também percorre a cidade com frequência para ouvir os moradores. “Política não se faz só dentro do gabinete. Quero estar presente nas ruas também. Acho que precisamos olhar qual é a necessidade do outro estando lá. Além disso, hoje contamos com a facilidade das redes sociais, onde a população pode acompanhar o trabalho do vereador e enviar suas demandas”, finaliza Elsa.

Sinal de LIBRAS da Vereadora Elsa Oliveira