Vereador Josias da Juco

por adm publicado 24/07/2018 15h05, última modificação 25/02/2021 10h05

vereador-josias-da-Juco161x225.jpg

1º Vice-Presidente da Mesa-Diretora

Nome Civil: Josias Nascimento de Jesus
Nascimento: 17/02/1977
Naturalidade: Osasco/SP
Ocupação: Supervisor de Estágio
Grau de Instrução: 
Ensino Médio Completo
Partido: PSD
Legislaturas: 2009/2012; 2013/2016; 2017/2020; 2021-2024
Mesa Diretora: 1º vice-presidente (2021-2022)
Membro das Comissões: Do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e das Pessoas com Deficiência (presidente); De Constituição e Justiça (relator); Da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher
Telefone / Fax: (11) 3699-9143
E-mail: josias@osasco.sp.leg.br
Redes Sociais: facebook.com/josias.dajuco | instagram.com/josiasdajuco
Endereço do Gabinete: Câmara Municipal de Osasco - Av. dos Autonomistas, 2615, 5º andar, Sala 08 - Centro - Osasco/SP - CEP: 06090-020

Biografia

O vereador Josias da Juco tem um forte vínculo com Osasco e com o bairro Jaguaribe, onde nasceu, foi criado e reside até hoje. Filho de um pedreiro e uma costureira, Josias Nascimento de Jesus tem 43 anos e é o caçula de 15 irmãos.

Josias conta que o ponto de virada em sua vida aconteceu aos 11 anos, quando a mãe passou na porta da Juventude Cívica de Osasco, a JUCO, instituição cujo objetivo é fornecer qualificação profissional para jovens. Aprovado na seleção, ele ficou 19 anos e seis meses na Juco. De aprendiz, chegou a coronel e supervisor de estágio, postos máximos na hierarquia da Juco.

De acordo com Josias, a instituição deixou para ele mais do que o apelido que o acompanha por toda vida: “A Juco foi muito importante na minha trajetória até a Câmara, foi fundamental na minha formação pessoal e profissional”.

Inspirado por essa experiência, Josias tem como uma das bandeiras do seu mandato a melhoria da formação profissional dos jovens e adolescentes de Osasco: “Vejo muitos jovens desorientados, sem sonhos ou mesmo que abandonam uma graduação universitária. Ter cursos de qualificação que os ajudem a descobrir sua verdadeira vocação pode resolver esses problemas”, diz Josias.

Segurança pública é outra grande preocupação do mandato do vereador do PSD. “A Vizinhança Solidária é uma das grandes realizações do nosso mandato”. Tendo como exemplo a cidade de São Paulo, Osasco adotou esse modelo de segurança em alguns bairros de forma a enfrentar a violência e a criminalidade.

“Hoje, muitas crianças têm a Ronda Municipal (Romu) como exemplo. Isso acontece não apenas pelo trabalho na segurança pública, mas por ações em trabalho comunitário, o programa Amanhecer Seguro, a Ronda Escolar, a Guardiã Municipal – focada na defesa da mulher – e muitas outras atividades desenvolvidas pelo município na área de segurança.

Para o parlamentar, outro segmento com importância na sua atuação no Legislativo osasquense é a área da Saúde. Ele explica a necessidade de melhorar as instalações das Unidades Básicas de Saúde e de equipar essas unidades de atendimento básico:

“Fui tomar vacina na UBS Jaguaribe e o prédio tinha as mesmas instalações de quando eu era criança”. Disso surgiu a ideia de uma emenda parlamentar para reformar e modernizar o prédio, além de comprar novos equipamentos para melhor atender a população.

Por conta da pandemia, o gabinete criou meios de atendimento para evitar aglomerações. Uma das alternativas foi o uso de Whatsapp e outras ferramentas para manter um canal de comunicação constante com os munícipes. Conforme Josias, “a tecnologia ajuda a prestar esclarecimentos ao cidadão - muitos dos atendimentos pedem informações sobre a pandemia da Covid-19”.

“Nossa função é legislar, fiscalizar o Executivo e representar o eleitor. Sem entender as necessidades do cidadão não saberemos onde nos empenhar. Somos vereadores de toda a cidade, não apenas de quem votou na gente”, diz Josias, que está iniciando seu quarto mandato.