Vereador Josias da Juco

por Divisão de Comunicação publicado 24/07/2018 15h05, última modificação 12/12/2023 14h26

vereador-josias-da-Juco161x225.jpg

Nome Civil: Josias Nascimento de Jesus

Nascimento: 17/02/1977
Naturalidade: Osasco/SP
Ocupação: Supervisor de Estágio
Grau de Instrução: 
Ensino Médio Completo
Partido: PSD
Legislaturas: 2009/2012; 2013/2016; 2017/2020; 2021-2024
Mesa Diretora: 1º vice-presidente (2021-2022)
Comissões Permanentes: Do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e das Pessoas com Deficiência
Telefone / Fax: (11) 3699-9143
E-mail: josias@osasco.sp.leg.br
Redes Sociais: facebook.com/josias.dajuco | instagram.com/josiasdajuco
Endereço do Gabinete: Câmara Municipal de Osasco - Av. dos Autonomistas, 2615, 5º andar, Sala 07 - Centro - Osasco/SP - CEP: 06090-020

Biografia

O vereador Josias da Juco tem um forte vínculo com Osasco e com o bairro Jaguaribe/Sindona, onde nasceu, foi criado e reside até hoje. Filho de um pedreiro e uma costureira, Josias Nascimento de Jesus tem 46 anos (1977) e é o caçula de 15 irmãos.

Josias conta que o ponto de virada em sua vida aconteceu aos 11 anos, quando a mãe passou na porta da Juventude Cívica de Osasco, a JUCO, instituição cujo objetivo é fornecer qualificação profissional para jovens. Aprovado na seleção, em 1989, ele ficou 19 anos e seis meses na JUCO. Primeiro como aluno, depois como funcionário, chegando ao posto máximo na hierarquia da JUCO.

De acordo com Josias, a instituição deixou para ele mais do que o apelido que o acompanha por toda vida: “A Juco foi muito importante na minha trajetória até a Câmara, foi fundamental na minha formação pessoal e profissional”.

Inspirado por essa experiência, Josias tem como uma das bandeiras do seu mandato a melhoria da formação profissional dos jovens e adolescentes de Osasco. “Vejo muitos jovens desorientados, sem sonhos ou mesmo que abandonam uma graduação universitária. Ter cursos de qualificação que os ajudem a descobrir sua verdadeira vocação pode resolver esses problemas”, diz Josias.

Além de sua atuação no legislativo, fazendo indicações e Projetos de Lei que visam o desenvolvimento profissional dos jovens, o parlamentar também busca apoio de empresários para que implantem dentro de suas empresas programas de incentivo aos jovens com estagiários de instituições que já fomentam a qualificação profissional.

Como Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, este tema é outra grande preocupação do mandato do vereador do PSD. “A Vizinhança Solidária é uma das grandes realizações do nosso mandato”. Tendo como exemplo a cidade de São Paulo, Osasco adotou esse modelo de segurança em alguns bairros de forma a enfrentar a violência e a criminalidade.

Autor da Lei nº 5.014/2019 que adotou no município o Programa Vizinhança Solidária em Osasco, Josias da Juco vê com satisfação o crescimento do projeto em Osasco que já está na maioria dos bairros da cidade e que é um instrumento importante para reduzir a criminalidade.

Outra lei de autoria do parlamentar é a de nº 4941/2019 que instituiu em Osasco a Ronda Operacional Municipal (ROMU), vinculada à Secretaria de Segurança e Controle Urbano e comando da Guarda Civil Municipal.

“Hoje, muitas crianças têm a Ronda Municipal (Romu) como exemplo. Isso acontece não apenas pelo trabalho na segurança pública, mas por ações em trabalho comunitário, o programa Amanhecer Seguro, a Ronda Escolar, a Guardiã Municipal – focada na defesa da mulher – e muitas outras atividades desenvolvidas pelo município na área de segurança.”

Reforçando as questões de segurança no município, Josias da Juco foi um dos parlamentares mais ativos para a implantação e ampliação do aplicativo SOS Escola nas redes municipal, particular e estadual de ensino.

“Precisamos proteger todas as nossas crianças e adolescentes que estão na escola. O aplicativo leva um pouco mais de segurança aos diretores e gestores escolares. Por isso lutei para que o app fosse disponibilizado não apenas para a rede municipal, mas também para os gestores das escolas particulares e diretores da rede estadual”, afirma Josias da Juco.

O SOS Escola é uma ferramenta importante em casos de violência dentro de alguma unidade. Assim que for acionado pelo profissional habilitado, um sinal toca na Central de Monitoramento Escolar, incorporada ao Centro de Operações Integradas (COI), informando o nome e a localização da escola. O processo é rápido e a viatura da GCM mais próxima será encaminhada ao local.

Para o parlamentar, outro segmento com importância na sua atuação no Legislativo osasquense é a área da Saúde. Ele explica a necessidade de melhorar as instalações das Unidades Básicas de Saúde e de equipar essas unidades de atendimento básico. “Fui tomar vacina na UBS Jaguaribe e o prédio tinha as mesmas instalações de quando eu era criança”. Disso surgiu a ideia de uma emenda parlamentar para reformar e modernizar o prédio, além de comprar novos equipamentos para melhor atender a população.

Por conta da pandemia, o gabinete criou meios de atendimento para evitar aglomerações. Uma das alternativas foi o uso de WhatsApp e outras ferramentas para manter um canal de comunicação constante com os munícipes. Conforme Josias, “a tecnologia ajuda a prestar esclarecimentos ao cidadão - muitos dos atendimentos pedem informações sobre a pandemia da Covid-19”.

Josias da Juco também celebra a retomada do Projeto Autoridades Mirins, que criou, em 2017, a Câmara de Vereadores, as figuras de Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais Mirins, eleitos nas escolas e que têm mandato de um ano. A Lei nº 4800/2017 criou a figura das autoridades mirins na Câmara e na Prefeitura e em 2023 elegeu, além dos vereadores mirins, o prefeito, vice-prefeita e secretários municipais.

“Com a pandemia do Covid 19, ficamos três anos sem realizar o programa e agora, em 2023 estamos retomando. É um programa que não apenas ensina como é o funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, mas faz com que as crianças tenham uma experiência prática dos processos”, declara Josias da Juco.

O vereador acredita no papel transformador da Educação e visando a aproximação da escola com o Poder Legislativo criou o programa “A Câmara vai à Escola e a Escola vai à Câmara” que promove a participação dos alunos no cotidiano da Câmara Municipal, bem como o Poder Legislativo com o dia-a-dia da Escola.

Em 2021 e 2022, o vereador Josias da Juco (PSD) assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Osasco, devido ao afastamento do presidente Ribamar Silva (PSD). Na qualidade de presidente interino do Legislativo, o vereador Josias da Juco participou dos atos oficiais da Câmara. “Tenho a responsabilidade de manter a Casa Legislativa em ordem, trabalhando arduamente em defesa das políticas públicas para a população, com o mesmo cuidado e responsabilidade que o vereador Ribamar.”

O vereador também busca atualização constante, visando aproximar-se da população, divulga seus trabalhos nas redes sociais como Instagram, Facebook e Tik-Tok. “Os jovens têm um poder transformador muito grande e nós precisamos nos conectar com esse público, que quer agilidade, tecnologia e modernização dos processos”, disse o parlamentar.

“Nossa função é legislar, fiscalizar o Executivo e representar o eleitor. Sem entender as necessidades do cidadão não saberemos onde nos empenhar. Somos vereadores de toda a cidade, não apenas de quem votou na gente”, diz Josias, que está no seu quarto mandato.

O parlamentar também é membro da Comissão do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e da Pessoa com Deficiência que tem como função principal defender, fiscalizar e acompanhar programas governamentais relativos a esse público.

A Lei nº 5.171/2022, que dispõe sobre os estabelecimentos públicos e privados, que venham prestar atendimento ao público, bem como os transportes coletivos do município de Osasco a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo, é de autoria do Vereador Josias. Para o autor do projeto, o símbolo vai dinamizar o atendimento às pessoas com autismo e familiares. “Que a gente possa ter nos comércios, nos shoppings, nos supermercados esse símbolo para mostrar para as pessoas que eles têm que ser respeitados”, disse. O parlamentar defende, ainda, que se dê visibilidade ao símbolo do autismo – que ainda é pouco conhecido do público em geral – facilitando o atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista. “Hoje você entra nos ônibus e tem símbolo do idoso, do deficiente, mas não tem esse símbolo, que vai regulamentar o direito dessas pessoas”, acrescentou.

Em 2023, Josias da Juco assumiu a presidência da Frente Parlamentar Nossa História que em todas as quintas-feiras, homenageia, no dispositivo da Câmara Municipal, personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade. A escolha de Josias da Juco foi feita por unanimidade pelos parlamentares, que consideraram a dedicação do vereador ao projeto da Frente Parlamentar Nossa História. “Agradeço ao voto dos vereadores; ao Rogério Santos, que conduziu sempre muito bem a Frente Parlamentar; ao [Sebastião] Bognar pelo empenho e dedicação; e à presidência da Casa, que me pediu para que a Frente Parlamentar continuasse a desenvolver o trabalho que tem feito”, disse Josias da Juco.

Sinal de LIBRAS do Vereador Josias da JUCO