Vereadora Juliana da Ativoz

por Divisão de Comunicação publicado 12/01/2021 13h05, última modificação 30/11/2023 18h22

vereadora-juliana-da-ativoz161x225.jpgNome Civil: Juliana Gomes Curvelo
Nascimento: 17/07/1984
Naturalidade: Osasco/SP
Ocupação: Professora de Ensino Fundamental
Grau de Instrução: Superior Completo
Partido: PSOL
Legislaturas: 2021-2024
Comissões Permanentes: De Economia e Finanças; De Política Urbana, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos do Consumidor de Serviços Públicos Municipais; De Educação, Cultura e Esportes; Da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher; De Políticas Afirmativas de Raça e Gênero
Telefone/Fax: (11) 3699-9177
E-mail: juliana.ativoz@osasco.sp.leg.br
Redes Sociais: facebook.com/julianagocu | instagram.com/julianagocu
Endereço do Gabinete: Câmara Municipal de Osasco - Av. dos Autonomistas, 2615 - 2º andar, Sala 21 - Centro - Osasco/SP - CEP: 06090-020

Biografia

AtivOz: Primeiro Mandato Coletivo da História de Osasco

Juliana encabeça o primeiro mandato coletivo da história da Câmara Municipal de Osasco, o AtivOz, um movimento cujos integrantes militam por importantes pautas sociais. Maior representatividade para as mulheres, direitos e visibilidade da população LGBTQI+, educação pública de qualidade, fortalecimento do SUS, movimento estudantil e ecossocialismo são as principais lutas da AtivOz. Conheça-os:

Higor Andrade é ator e escritor, autor do livro de poesias “Coramentos”, e graduado em Marketing. Nascido e criado na Zona Norte de Osasco, é ativista LGBTQIA+ e militante dos povos tradicionais em defesa das religiões de matriz africana e contra a intolerância religiosa. Covereador pela mandata AtivOz, desde 2021 é um dos organizadores da Parada LGBT+ de Osasco e membro da frente parlamentar LGBTQIA+ do Estado de São Paulo pelo PSOL, representando o MES (Movimento Esquerda Socialista). Higor é o idealizador do Manicongo, coletivo político-social que organiza as lutas da população LGBT+ de Osasco e região.

“Ser LGBTQIA+ e do Candomblé é lutar diariamente contra a opressão e a desigualdade em Osasco, no Brasil e no mundo”.

Graduada em Serviço Social pela Unesp de Franca e em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Angela Bigardi reside em Osasco há 30 anos. Dedicou sua vida à luta pela educação pública de qualidade, seguindo carreira como professora nas redes municipais de ensino de São Paulo e de Osasco até a aposentadoria, em 2021. Covereadora pela mandata AtivOz, atua na área da Educação, coordenando o cursinho popular Dandara dos Palmares, no Jd. Veloso, da Rede Emancipa de educação popular.

“Minha maior luta é pela manutenção dos serviços públicos, que asseguram à população, principalmente periférica, os direitos à educação, saúde e assistência social, e em defesa dos servidores, que devem ser valorizados, com condições de trabalho dignas e salários justos, pois são eles que efetivamente garantem os direitos da população”.

O gabinete da AtivOz está aberto a toda população osasquense, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Juliana Curvelo

Juliana Gomes Curvelo é pedagoga, professora de Educação Infantil na rede municipal de São Paulo e especialista em Arte-Educação e em Sociopsicologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Sempre estudou em escolas públicas de Osasco e teve o privilégio de cursar o equivalente ao Ensino Médio no CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério), projeto inovador de formação de professores. Paralelamente à sua carreira acadêmica, Juliana formou-se atriz – tendo atuado em diversas montagens teatrais – e manteve por alguns anos um estúdio de body piercing, onde frequentemente se reuniam artistas de diversas áreas e agitadores culturais para discutir e planejar projetos culturais para Osasco como oficinas, saraus, feiras e eventos musicais.

Nascida e criada no Rochdale, bairro que sempre enfrentou problemas com enchentes, Juliana vivencia Osasco como poucos. Hoje casada e mãe de duas filhas, a vereadora conhece a realidade de ser mulher e mãe que precisa utilizar equipamentos públicos, como os do SUS, e defende atendimento de saúde digno e escolas públicas de qualidade para toda a população.

Militância Jovem

O interesse de Juliana pela política teve início na juventude. Ela cursava o 8º ano e integrava o grêmio de sua escola, a Francisco Casabona, quando iniciou uma movimentação dos estudantes contra uma regra arbitrária imposta pelo diretor. “Foi a partir desse episódio que passei a conhecer o que seria a possibilidade de militância, porque pensei que, como estudante, eu tinha um papel a cumprir na escola além dos estudos”, conta. Em seguida, conheceu os movimentos estudantis de Osasco como a UEO e a UBES.

Aproximou-se da militância partidária aos 16 anos de idade, no Partido dos Trabalhadores, no qual integrou a Juventude do PT e o Setorial de Mulheres. Mais afastada do partido, mas não da militância, integrou coletivos culturais em Osasco, participou do Conselho de Cultura e fez parte da ONG Metaphyta Arte Verde, que promovia atividades de educação ambiental em Osasco. “Demorei para me filiar porque a minha vontade era estar na luta e não necessariamente num partido, que, não raro, até limita a nossa atuação”, avalia.

Integrante do coletivo cultural Mundo Mágico entre 2015 e 2018, Juliana e seu grupo foram convidados a se filiarem ao PSOL. Ela passou a compor a Executiva do partido e, em 2019, se organizou com seu grupo, já denominado AtivOz, para disputar as eleições para vereadora em  Osasco. “Eu nunca tive o sonho de ser vereadora. Eu só queria fazer política, e, quando surgiu a ideia de disputar uma cadeira na vereança, eul ogo pensei numa candidatura coletiva. O motivo é simples: não é a pessoa que importa, é o projeto”, pontua. Hoje, amadurecida a ideia do que significa representar um coletivo, Juliana é a voz da AtivOz no parlamento.

PSOL na Câmara

Apesar dos seus quase 20 anos de existência, o Partido Socialismo e Liberdade nunca havia conquistado uma cadeira no legislativo osasquense. A mandata AtivOz foi pioneira e sua atuação é necessária justamente por ser o único mandato de oposição na cidade. Um dos grandes objetivos da mandata é resgatar o verdadeiro papel da vereança, que é o de elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, com isenção e  independência.

Sinal de LIBRAS da Vereadora Juliana da AtivOz