Vereador Laércio Mendonça

por Divisão de Comunicação publicado 24/08/2021 17h05, última modificação 15/08/2023 10h26

vereador-laercio-mendonca161x225.jpgNome Civil: Laercio Patrício de Mendonça
Nascimento: 08/01/1976
Naturalidade: Osasco/SP
Ocupação: Administrador
Grau de Instrução: Pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Partido: PSD
Legislaturas: 2021-2024
Comissões Permantentes: De Constituição e Justiça; De Educação, Cultura e Esportes
Telefone/Fax: (11) 3699-9146
E-mail: laercio.mendonca@osasco.sp.leg.br
Redes Sociais: facebook.com/laercio.mendonca |
 instagram.com/laerciopmendonca | br.linkedin
Endereço do Gabinete: Câmara Municipal de Osasco - Av. dos Autonomistas, 2615 - Sala 19 - 2º Andar - Centro - Osasco/SP - CEP: 06090-020

Biografia

Nascido no Hospital das Damas (hoje Hospital Nossa Senhora de Fátima), em 8 de janeiro de 1976, o vereador Laércio Mendonça foi criado no Jardim Conceição, filho de uma família de migrantes vindos do Rio Grande do Norte.

Órfão de pai aos dois anos de idade, Mendonça começou a trabalhar muito cedo - aos nove anos. “Comecei a trabalhar num comércio de bairro e entendo que hoje isso seja proibido, mas sou grato por tudo que me aconteceu”.

Formado em Administração de Empresas, Mendonça tem pós-graduação em gestão pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e, antes da vida pública, atuou como comerciante. “Acredito que toda minha trajetória ajudou com que eu chegasse até aqui na Câmara dos Vereadores”, afirma o parlamentar do PSD.

Um projeto social chamado “Fazer o bem faz bem” é outra das atividades exercidas por Mendonça. “Criado há 11 anos, o projeto surgiu para ajudar pessoas com deficiência e hoje dá cursos de qualificação para jovens”.

Laércio é um grande incentivador do futebol amador em Osasco, e compõe a diretoria da Agremiação IDM-FC Ilha da Madeira Futebol Clube, do JD. Cipava.

Em 2016, Mendonça foi candidato a vereador, motivado por colegas de trabalho e amigos - obteve 1697 votos. Também foi assessor no gabinete do então vereador Rogério Lins - atual prefeito de Osasco.

Hoje vereador, Mendonça teve uma passagem de dois anos no Executivo Municipal: foi diretor de Proteção Social, na Secretaria de Assistência Social. “A experiência foi positiva, uma equipe de 100 mulheres - elas têm um olhar mais sensível para demandas sociais. Foi também secretário-adjunto de Esportes no ano de 2020 e seu último cargo no Executivo foi o de secretário-adjunto de Meio Ambiente - o qual exerceu entre 2021 e 2022.

Como primeiro suplente do PSD, Laércio Mendonça assumiu a vereança pela primeira vez em 2021 e exerceu o cargo por 35 dias. Em 2022, voltou a ocupar a cadeira de vereador por 55 dias. Agora, com a saída do vereador Ribamar Silva (PSD) para assumir a Secretaria da Casa Civil, Laércio está no exercício do cargo por tempo indeterminado.

Como vereador, já conseguiu aprovar projeto de sua autoria que garante prioridade para matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Osasco.  O projeto deu origem à lei 5.259/2023, sancionado pelo prefeito Rogério Lins (Podemos) e já em vigor no município.

“Pretendo focar em demandas específicas, nos meus redutos eleitorais. Um projeto de lei será sobre qualificação profissional para jovens e pessoas acima de 50 anos, pois nossa expectativa de vida aumentou muito”, diz ele sobre planos para a vereança interina. O esporte é outra de suas bandeiras.

Sinal de LIBRAS do Vereador Laércio Mendonça