Vereador Zé Carlos Santa Maria

por Divisão de Comunicação publicado 12/01/2021 13h05, última modificação 30/11/2023 17h38

vereador-ze-carlos-santa-maria161x225.jpgNome Civil: José Carlos Ferreira Silva
Nascimento: 01/01/1956
Naturalidade: São José do Jacuri/MG
Ocupação: Servidor Público Municipal
Grau de Instrução: Ensino Médio Completo
Partido: PRD
Legislaturas: 2021-2024
Comissões Permanentes: De Obras e Administração Pública (presidente); De Educação, Cultura e Esportes (relator); De Políticas Afirmativas de Raça e Gênero
Telefone/Fax: (11) 3699-9160
E-mail: zecarlosstamaria@osasco.sp.leg.br
Redes Sociais: facebook.com/josecarlos.ferreirasilva.39 |
instagram.com/zecarlosdosantamaria
Endereço do Gabinete: Câmara Municipal de Osasco - Av. dos Autonomistas, 2615 - 2º andar, Sala 20 - Centro - Osasco/SP - CEP: 06090-020

Biografia

Zé Carlos Santa Maria se destaca como líder comunitário do bairro Jardim Santa Maria, em Osasco, onde vive há quase 30 anos. Atuou como liderança de bairro, sempre buscando junto ao poder público a implementação de obras e benfeitorias para a comunidade, conquistou para a região uma boa infraestrutura, o que possibilita que o bairro seja considerado “uma cidade dentro de outra cidade”, como o vereador costuma dizer.

“Eu defendo muito a bandeira da social. O povo em primeiro lugar. Acho que ninguém merece mais morar nas condições que alguns moram, ninguém merece mais viver do jeito que muitos vivem. Tem jeito de ser melhor. O país tem dinheiro, falta um pouquinho mais de consciência”.

O parlamentar diz que, apesar de nunca ter gostado da política, acabou tendo que buscar soluções desde que chegou ao bairro, onde existiam somente dois lixões. Dessa forma, iniciou uma mobilização entre a população e o poder público para que a região ganhasse condições dignas de moradia aos moradores.

“Tenho atuação na liderança do bairro há 20 anos e estou chegando na Câmara de Osasco represento o povo, sou empregado do povo. Você tem que seguir, sabendo que você não pode atrapalhar ninguém na vida. Na vida, Deus dá chances para todos. Não é necessário ficar falando mal de ninguém, não precisa ficar prejudicando e nem tomando o lugar de ninguém”.

O parlamentar é fundador de projetos sociais há muito tempo, sobretudo na região do bairro Santa Maria. “Comecei o SOS Santa Maria, cujo lema é 'somando e organizando’, no dia 21 de novembro de 1999 às 10h30 da manhã". A entidade sem fins lucrativos promove atendimento social à população mais carente, além do trabalho de intermediação junto às autoridades para que o bairro seja beneficiado com obras.

Dentre as principais conquistas obtidas, o vereador cita a construção de duas escolas, de um posto de saúde, de um terminal com 15 linhas de ônibus e implantação de asfalto em 24 vias públicas.

O trabalho como liderança comunitária acabou credenciando Zé Carlos a se candidatar, com o objetivo de ajudar ainda mais a população do bairro.

Em 2004, foi convidado a se candidatar a uma vaga no Legislativo. Obteve 1.140 votos. Na eleição seguinte, foi candidato novamente e conquistou 1.800 votos. Em 2012, veio a terceira eleição, e obteve 1.900 votos. No pleito de 2016, teve votação expressiva e conquistou a primeira suplência do PRP, com 2.502 votos.

No total, disputou cinco eleições, sendo que por duas vezes esteve como suplente, uma vez pelo PV, a outra pelo PRP, e agora foi eleito pelo Patriotas.

“A sensação de ter sido eleito é de pensar que só tem um ser importante, Deus. Que na Terra todos somos iguais. É assim que nós nos sentimos. É assim que vai ser com todo mundo na rua, com todo o povo de Osasco”.

Como vereador, Zé Carlos quer trabalhar sempre em favor do povo osasquense. “No meu gabinete acreditamos que aqui sempre é, sobretudo, a casa do povo. É o povo que paga nosso salário e nossas portas sempre estarão aqui abertas”, defende o parlamentar.

O vereador defende a ideia de um limite de até três mandatos para que cada vereador possa mostrar seu trabalho. “Eu acho que vereador na cidade de Osasco tem que ter, no máximo, três mandatos, para que possa sempre haver renovação”, explica.

Na área da saúde, é projeto de Zé Carlos organizar um programa de mutirão em que cada consultório particular do Município atenda gratuitamente a população, uma vez por mês, ajudando a suprir a demanda no setor.

“Como vereador, defendo a minha pátria, a minha cidade. O ser humano deve pensar no seu semelhante como se fosse a si mesmo”.

Sinal de LIBRAS do Vereador Zé Carlos Santa Maria