Audiência Pública debate Semana do Trabalhador em Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 13/07/2018 10h42, última modificação 13/07/2018 10h42
Evento promovido pela Câmara Municipal trouxe informação e esclarecimento

Deniele Simões

Uma noite de orientação e esclarecimento. Assim foi a Audiência Pública da Semana do Trabalhador, proposta pela Comissão de Economia e Finanças, realizada na noite da última sexta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Osasco.

A Audiência Pública foi proposta pelo Presidente da Comissão, Vereador Ricardo Silva (PRB), que presidiu os trabalhos, e do Vereador Toniolo (PCdoB), que foi o Secretário da Mesa. Participaram, como convidados, o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Laudenir Lino de Alencar, o Lau Alencar, o Economista e Coordenador do Curso de Economia da Universidade Nove de Julho, Dr. Júlio Machado, e o Palestrante Coaching, Sérgio Caetano.

Os três convidados passaram informações sobre temas ligados à Semana do Trabalhador. O primeiro a usar a Tribuna foi o Palestrante Coaching Sérgio Caetano, que passou dicas sobre mercado de trabalho e profissões do futuro. Para o especialista, é importante que as pessoas que estão em busca de emprego foquem uma área específica.

Sérgio Caetano explicou que hoje existem ferramentas gratuitas na internet que ajudam o candidato a se preparar. Ainda de acordo com ele, as profissões que mais estão em alta são aquelas ligadas à tecnologia.

O Coordenador do curso de Economia da Universidade Nove de Julho, Dr. Júlio Machado, fez uma explanação sobre as principais mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista.

Segundo Machado, após a Reforma Trabalhista houve uma redução de 70% no número de processos trabalhistas, porque agora são os trabalhadores que arcam com as custas dos processos.

O especialista explicou que algumas mudanças trazidas pela reforma trouxeram mudanças positivas, mas que é preciso sempre haver acordo entre as duas partes envolvidas, patrões e empregados. Ele defendeu o aprimoramento e a capacitação constante dos trabalhadores, como ferramenta de inclusão e permanência no mercado.  

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Lau Alencar, traçou um panorama do quadro econômico do País, que vem registrando um pequeno crescimento, apesar do desemprego, que ainda é grande.

Titular da pasta há menos de 100 dias, Lau vislumbra um cenário otimista para o futuro e falou sobre vários programas que estão sendo implementados visando à capacitação de trabalhadores e geração de emprego, como o convênio com o Senac para cursos gratuitos e o Feirão do Emprego, que acontece neste sábado (5).

PAPEL DO PODER PÚBLICO

O Vereador Toniolo lembrou que o poder público tem feito a sua parte, ao promover ações como as citadas pelo Secretário Lau Alencar, e que a Câmara pode contribuir criando leis que auxiliem a população na busca pelo primeiro emprego.

O Vereador proponente da Audiência, Ricardo Silva, falou sobre a importância de reunir pessoas especializadas para debater temas ligados ao trabalho, como forma de auxiliar a população na busca por esclarecimento e capacitação, visando ao mercado de trabalho.

Vale lembrar que a Prefeitura Municipal realizou diversos eventos em comemoração à Semana do Trabalhador que têm contado com a participação dos vereadores osasquenses. A programação segue até o próximo dia 5 de maio.

Assista ao vídeo e veja as imagens do evento