Câmara Municipal avalia retomada de conversas com Sabesp

por Comunicação — publicado 15/02/2022 17h55, última modificação 22/02/2022 16h13
De acordo com parlamentares, é grande a demanda da comunidade pedindo soluções de problemas
Câmara Municipal avalia retomada de conversas com Sabesp

Divulgação.

Por Ana Luisa Rodrigues

Os serviços prestados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) estiveram em pauta nos debates na 2ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (15). As diversas demandas recebidas da população foram citadas durante as homenagens ao funcionário da empresa, Ronaldo Guimarães, que recebeu uma Moção de Aplauso proposta pelo vereador Batista Comunidade (Avante).

“O sr. Ronaldo sempre nos atendeu muito bem e essa Moção foi feita para agradecer a atenção que ele nos deu enquanto trabalhou aqui em Osasco”, explicou Batista Comunidade, ao falar sobre o papel do servidor nas relações entre Sabesp e o Legislativo, sem deixar de falar sobre a necessidade de continuarem as conversas com a empresa.

“Não tínhamos diálogo com a empresa e agora temos, mas precisamos ter reuniões mensais com a Sabesp e também com a Enel para ajustarmos muitos pontos. E essas reuniões serão boas para toda a cidade”, disse o parlamentar.

Pelé da Cândida (MDB) contou que o compromisso da Sabesp com o município era entregar 100% do esgoto tratado até 2008, mas que isso não aconteceu e que é preciso cobrar que o serviço seja concluído. “O sr. Ronaldo sempre nos atendeu, mas precisamos pegar firme com a Sabesp, porque a empresa está devendo e, quando ela deve ao município, deve para o povo. Ainda temos déficit nos serviços, principalmente na Zona Norte”, ressaltou Pelé, que falou sobre a falta de rede de esgoto tratado naquela região.

Para Josias da Juco (PSD), as dificuldades para tratar com a Sabesp eram enormes, até que Ronaldo Guimarães e Josué Fraga — outro servidor da companhia — propuseram participar de reuniões mensais com o Legislativo para acompanhar as demandas da Casa.

“Por causa da pandemia, suspendemos as reuniões com a Sabesp. Chegamos a fazer uma reunião remota e não obtivemos os resultados esperados. Mas, voltamos a falar com eles e deveremos retomar essas reuniões”, justificou Josias.

O vereador Ralfi Silva (Republicanos), que também apoia o retorno das reuniões, aproveitou para comentar uma sua sugestão que enviou ao Executivo, para que ele solicite à Sabesp cobre, dos proprietários das casas afetadas pelas enchentes no início do ano, apenas do valor médio dos últimos seis meses. O republicano também reforçou a necessidade de a Sabesp ampliar os serviços na cidade. “Apesar dos avanços no saneamento, a Sabesp, que tem o compromisso de fazer o saneamento na cidade, precisa atender a demanda na Zona Norte. Quarenta e nove por cento da região não tem o esgoto tratado, isso é lamentável”, afirmou Ralfi, que também elogiou o trabalho de Ronaldo Guimarães.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo