Câmara Municipal prestigia inauguração do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência

por Divisão de Comunicação publicado 21/09/2022 17h30, última modificação 23/09/2022 12h04
Colaboradores: COMUNICAÇÃO
Espaço centralizará todos os serviços ofertados pela cidade para pessoas com deficiência

Por Ana Luisa Rodrigues. Foto: Robson Cotait.

O debate em torno do desenvolvimento de políticas públicas para pessoas com deficiência é frequente na Câmara Municipal. A inauguração do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, realizada na manhã desta quarta-feira (21), reuniu associações, entidades assistenciais, secretários municipais e parlamentares para celebrar a abertura do espaço que reunirá todos os serviços ofertados pelo município para pessoas com deficiência.

Emocionado, o secretário-executivo para a Pessoa com Deficiência, Salomão Júnior, contou um pouco sobre sua vida e como a deficiência transformou sua vida.

“Deficiência não é problema, é uma condição. O amor de Deus é tão grande que resolveu me bancar com uma experiência que transformou minha vida. Estar aqui hoje, à frente da Secretaria da Pessoa com Deficiência exige muita responsabilidade e compromisso. Porque essa pauta não é uma pauta exclusiva de determinados grupos, de uma pessoa e sua família. É uma pauta de toda a sociedade, de todas as cores, religiões, classes sociais”, comentou Salomão, pouco antes do descerramento da placa de inauguração do Centro.

Para o 1º vice-presidente da Câmara Municipal, atual presidente em exercício, Josias da Juco (PSD), o Centro de Atendimento é um marco para a história da cidade. “Estamos vivendo um novo tempo. Esse dia é um dia que vai mudar a história, para que as pessoas que sonham com um mundo mais incluso saibam que não sonham sozinhas. Nós também assumimos a nossa responsabilidade nesta luta”, declarou.

Devido a outros compromissos, o prefeito Rogério Lins não pêde participar da solenidade e foi representado pelo secretário de Governo, Michel Conde, que também agradeceu o apoio da Câmara Municipal na análise e na aprovação dos projetos do Executivo. “Nós somos a cidade da inovação e tecnologia, mas queremos tornar essa cidade uma cidade acessível e inclusiva para todos”, declarou Conde.

A Central de Serviços PcD funciona de segunda a sexta, na Av. Analice Sakatauskas, nº 204, e oferecerá serviços como emissão de cartão de estacionamento de vaga especial para PcD, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Observatório da Pessoa com Deficiência, Grupo de Psicoeducação Familiar, atendimento integrado ao COMPED (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), entre outros.

registrado em: