CCJ analisou cerca de 100 projetos no primeiro semestre de 2022

por Comunicação — publicado 18/07/2022 15h12, última modificação 18/07/2022 15h12
Moderação de honrarias concedidas pela Casa foi um dos projetos em destaque
CCJ analisou cerca de 100 projetos no primeiro semestre de 2022

Quase todos os projetos passam por análise da CCJ

Por Charles Nisz

Durante o primeiro semestre de 2022, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Osasco analisou cerca de 100 projetos. O levantamento da quantidade de projetos foi feito por assessores da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo osasquense.

Comissão mais importante de qualquer órgão legislativo, a CCJ é uma das Comissões Permanentes da Câmara. Entre as suas funções estão a verificação da efetividade legal de uma proposta de lei, da redação dos textos e da indicação de quem é a iniciativa do projeto. Há projetos de iniciativa do Legislativo e projetos de iniciativa do Executivo.

O relator é o protagonista da fase de proposição – ele tem como dever apresentar um parecer sobre a questão tratada. Este parecer é votado pela Comissão, após ser apresentado e discutido. Ou seja, a função do relator envolve um estudo sobre o tema, para então apresentar essas informações de modo a justificar o seu parecer, que será votado.

A função do relator é zelar pela constitucionalidade do projeto, garantindo que ele não está ferindo nenhuma legislação superior – estadual ou federal. Em seguida, o projeto é debatido pela Comissão. Neste momento, os membros debatem sobre o parecer feito pelo relator. O formato da discussão e da votação de cada projeto é definido pelo regimento interno.

Poucos projetos não são analisados pela Comissão de Constituição e Justiça. Somente o Orçamento municipal não é examinado por esta comissão. Fora esses projetos, todos os outros sofrem escrutínio da CCJ.

Reunindo-se às quartas-feiras, a CCJ analisou Projetos de Lei da Casa, do Poder Executivo e Projetos de Decretos Legislativos. Dentre as atividades da CCJ, a Comissão trabalhou em um Projeto de Resolução para modificar a concessão de honrarias. A ideia é uniformizar os critérios de concessão e moderar a quantidade de honrarias concedidas.

Na reunião de 4 de julho, a CCJ recebeu membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Osasco. O objetivo foi aproximar as duas entidades e debater ações e projetos em benefício de Osasco. É também parte do esforço em dar transparência às ações do Legislativo.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Dr. Paulo Cesário, falou sobre algumas ações propostas pela OAB ao município, como a realização do Fórum Inter-Religioso e ações de esclarecimento sobre direitos humanos.

Restrições eleitorais

Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMO evitará divulgar informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

registrado em: