Comissões permanentes discutirão pautas específicas para pessoas com deficiência em reuniões mensais

por Comunicação — publicado 17/03/2022 09h14, última modificação 17/03/2022 09h14
Salomão Júnior, secretário-executivo da Pessoa com Deficiência, participou da reunião desta quarta-feira (16)

Por Ana Luisa Rodrigues

A reunião da Comissão Permanente do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e das Pessoas com Deficiência, realizada na manhã desta quarta-feira (16), contou com a participação do secretário-executivo da Pessoa com Deficiência, Salomão Júnior; de Fabiana Grosso, representando mães de crianças com deficiência; e dos vereadores Josias da Juco (PSD), Michel Figueredo (Patriota), Adauto (PDT), Lúcia da Saúde (Podemos) e Cristiane Celegato (Republicanos).

A reunião veio ao encontro da proposta da Câmara Municipal de ampliar o debate em torno das demandas das pessoas com deficiência para garantir seus direitos, que vão além das questões de acessibilidade.

“Buscamos uma ação conjunta com demais instituições para que possamos efetivamente promover também a acessibilidade, mas, sobretudo, a inclusão integral e a valorização dessa população”, comentou o presidente da comissão, Josias da Juco, ao informar as mães presentes que os membros da comissão realizaram um encontro com o presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transporte de Osasco), Jair Anastácio, para esclarecer as dúvidas em relação às demandas do transporte.

Salomão Júnior apresentou os trabalhos da secretaria e falou sobre as novidades que deverão ampliar as ações. “Queremos que Osasco seja referência na política de inclusão. A lei precisa ser um detalhe e a gente precisa ir além. Precisamos desenvolver a consciência de que a inclusão tem de ser integral. A causa das pessoas com deficiência não é partidária, é uma causa humanitária, não tem partidos, religião. É uma causa de todos”, esclareceu Salomão Júnior.

O secretário afirmou que a sede da secretaria deve mudar, em breve, para um local mais amplo e acessível. Além disso, revelou que a cidade também ganhará uma Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência. “Acredito que até o final de abril teremos a delegacia funcionando em Osasco”.

Fabiana Grossi protocolou na reunião um pedido para realização do Fórum Permanente de Discussão Sobre Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência. “As discussões precisam ser suprapartidárias. Precisamos de políticas públicas que olhem para as pessoas com deficiência como um todo”, afirmou.

Josias da Juco esclareceu que a Câmara Municipal acredita que não se pode perder muito tempo, pois as pessoas com deficiência precisam que o Legislativo seja ágil para que as demandas sejam atendidas. “Nas reuniões da Mesa Diretora, tomamos decisões para que essas pautas sejam agilizadas e as pessoas sejam efetivamente beneficiadas”.

Na terça-feira (15), na reunião da Mesa Diretora, conduzida pelo presidente Ribamar Silva (PSD), a pauta era exatamente a efetivação de políticas públicas para pessoas com deficiência, incluindo a revisão do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limites.

O vereador Adauto frisou que os parlamentares estão dispostos a fazer o que for necessário para promover as políticas públicas para as pessoas com deficiência e Lúcia da Saúde ressaltou o quanto as conquistas como a nova sede da Secretaria Executiva e a Delegacia especializada são importantes para a causa.

Salomão Júnior também comentou sobre o atendimento que será disponibilizado às pessoas ostomizadas da cidade. “As pessoas ostomizadas só tinham o Hospital Regional para serem atendidas e a demanda é muito grande. Em breve, teremos o atendimento [também] no Hospital Antônio Giglio”. A prefeitura de Osasco firmou parceria com uma empresa especializada que fornecerá gratuitamente bolsas de colostomia para pacientes do Hospital Antônio Giglio e um kit pós-cirúrgico.

Michel Figueredo, presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social e membro da Comissão do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e das Pessoas com Deficiência, disse que a comissão que preside também tratará dos assuntos específicos desta pauta uma vez por mês. “Como a Comissão do Idoso fará as reuniões específicas, nós faremos no mesmo dia para que possamos ampliar o debate e favorecer o desenvolvimento das políticas públicas”.