Ex-jogador de futsal da Eternit Osasco é homenageado na Câmara Municipal

por Divisão de Comunicação publicado 25/04/2024 11h30, última modificação 26/04/2024 17h12
Luiz Antônio Anéas também foi professor na Secretaria de Esporte
Ex-jogador de futsal da Eternit Osasco é homenageado na Câmara Municipal

Vereadores Ralfi e Gansinho, o homenageado Luiz Anéas e sua esposa Vera.

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

O professor de educação física Luiz Antônio Anéas foi homenageado pela Câmara de Osasco, durante Sessão Solene realizada nesta quarta-feira (24), no Plenário Tiradentes.

Anéas recebeu a Medalha Antônio Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco em um evento que reuniu amigos e familiares. Por mais de 30 anos, ele dedicou sua vida ao esporte osasquense, atuando como jogador de futsal e trabalhando na Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.

A aposentadoria do serviço público não afastou Luizinho, como é carinhosamente conhecido, da educação. Ele continua atuando na área, empreendendo no ensino particular.

Metódico, organizado e dedicado, Luizinho usou a Tribuna para agradecer e ressaltar o papel dos amigos e familiares em sua trajetória.

"Foi pela minha esposa e meus filhos, Cauê e Luan, que eu me esforcei para ser uma pessoa melhor", revelou Luizinho.

"Agradeço aos meus pais pelos ensinamentos. Eles me colocaram em uma rotina de vida ainda muito jovem e eu vi a luta dos trabalhadores para conseguir o sucesso. Para mim, com 14 anos, isso foi gratificante", contou o homenageado.

Propositor da homenagem, o vereador Ralfi Silva (Republicanos) agradeceu a Luizinho por ter aceito a Medalha Antônio Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco. “Obrigado por aceitar que eu fizesse essa homenagem. Você merece. É um motivo de grande felicidade para mim”, declarou o parlamentar. Ralfi afirmou ainda que Luizinho seria um ótimo secretário de Esporte, pelo amplo conhecimento que o profissional tem no setor.

Benedito Rafael da Silva, juiz aposentado, usou a Tribuna para contar a história de sua família com Luizinho, iniciada na tradicional Associação Atlética Floresta, há muitos anos. “Aqui, eu estou em casa. Aqui estão ‘florestanos’ e é emocionante estar aqui”, ressaltou Benedito Rafael.

Thiago Postal, professor e empresário, se emocionou ao falar do amigo e ex-professor. “Um verdadeiro mentor para mim. Tenho aprendido muito com ele ainda. Conheci o Luizinho há mais de 20 anos, quando ele foi meu professor de educação física. Aprendi lições de vida com ele. Lições de caráter e perseverança”, ressaltou Postal. Segundo ele, Luizinho "transformou a vida de muitas pessoas, não apenas a minha".

Cláudio Constantino — amigo há mais de 40 anos — e Maurício Spidaletti — aluno, técnico e adversário na quadra — usaram a Tribuna para contar histórias sobre o homenageado que, durante anos, usou a camisa 5 da equipe de futsal Eternit Osasco, uma das melhores equipes da modalidade no Brasil na década de 1990.

Os filhos Cauã e Luan, emocionados, expressaram a gratidão que têm pelo pai. A esposa Vera Anéas, por sua vez, falou sobre o relacionamento de 40 anos de história e demonstrou admiração pelo marido. “Eu fico feliz porque, nesses 40 anos juntos, eu pude viver esses momentos com ele. Participei quando ele jogava bola, quando ele representava Osasco como técnico. É emocionante ver o carinho que vocês demonstram por ele, como técnico e professor. É emocionante ver esse respeito e que muitas pessoas se dedicam ao esporte porque tiveram ele como parâmetro", destacou Vera.

O vereador Rodrigo Gansinho (PL) relembrou a dedicação de Luizinho ao futsal e em outras áreas. Contou histórias de quando atuava no Floresta e preferia jogar com Tadeu, irmão mais novo do homenageado, “porque ele cobrava menos que o Luizinho”, disse Gansinho, arrancando risos dos convidados, que lotaram o Plenário.

“Fiz questão de estar presente. Todos aqui têm boas passagens com o Luiz. Eu já o admirava, tenho muito carinho e respeito. Quando cheguei na Secretaria de Esporte [em 2017], falei que eu precisava dele ali no gabinete, pelo seu profissionalismo”, disse o vereador Délbio Teruel (União).

A Sessão Solene foi secretariada pelo vereador Fábio Chirinhan (PRD), que também é amigo do homenageado.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO