Sidnei Manojo recebe homenagem da Câmara de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 15/06/2023 11h15, última modificação 19/06/2023 14h09
Engenheiro de 81 anos foi homenageado com Medalha Antônio Raposo Tavares e Diploma Cidade de Osasco.

Por Ana Luisa Rodrigues Fotos: Ricardo Migliorini.

Na noite desta quarta-feira (14), a Câmara Municipal de Osasco prestou homenagem a uma das mais importantes personalidades da cidade. O engenheiro Sidnei Sérgio Manojo foi agraciado com a Medalha Antônio Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco.

A solenidade aconteceu na sede da ACEO (Associação Comercial e Empresarial de Osasco) e reuniu figuras de destaque na cidade, como o ex-prefeito Francisco Rossi e Janete Sanazar — esposa do primeiro prefeito de Osasco, Hirant Sanazar (1929-2003).

Em 2017, o Projeto de Decreto Legislativo nº 52/2017, de autoria do vereador Ralfi Silva (Republicanos), foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, mas a Sessão Solene para a entrega das honrarias acabou sendo adiada, devido à pandemia e posteriormente por desencontros de agendas. Entretanto, em junho de 2023, apenas três dias depois da celebração dos 61 anos da sede da ACEO, Sérgio Sidnei Manojo finalmente recebeu as honrarias na presença de familiares e dezenas de amigos, que lotaram o auditório.

“Estou muito feliz e honrado por essa homenagem. Não esperava tantos elogios de tantas pessoas que realmente me comoveram. Eu só tenho palavras de agradecimento a todos vocês que fazem parte da minha vida. Tenho um sentimento de carinho e amizade por todos. Tenho dificuldades para falar tudo aquilo que sinto, mas o desejo que está despertado em mim é a vontade de agradecer”, disse o engenheiro, que na carreira mostrou ter afinidades com números e planilhas. “A gratidão é a qualidade de agradecer as dádivas recebidas, e eu recebi muitas”, expressou o homenageado, que nasceu em maio de 1942, na Rua da Estação, centro de Osasco.

Autor da propositura da homenagem, o vereador Ralfi Silva não poupou elogios ao amigo ao falar sobre as inúmeras coincidências que unem a história dele e de seu homenageado.

“Eu sou amigo do Diego, filho do Manojo. A nossa diferença de idade é de dias. Quando fiz um mês minha mãe foi visitar a Tereza, mãe do Diego, e ali começou uma história repleta de boas lembranças. A Tereza e o Manojo me aguentaram muito em sua casa brincando. Foi na casa deles que eu aprendi a amarrar o tênis sozinho. Foi na Belina azul que ia para a escola. São tantas boas lembranças que vou levar para a vida, e muitos ensinamentos que vou passar para o meu filho. Você faz parte da minha vida, meu amigo”, declarou Ralfi Silva.

Compuseram a mesa dos trabalhos o ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi, o deputado estadual Rogério Santos (MDB), a vereadora Ana Paula Rossi (PL), o vereador Laércio Mendonça (PSD), o ex-vereador Sebastião Bognar e o presidente da ACEO, Dr. Amir Gomes dos Santos.

Além de uma vasta experiência em empresas, Manojo completa 34 anos de Rotary Club, 30 anos na ACEO e 26 anos na ACM (Associação Cristão de Moços), entidades que ressaltaram o papel de Manojo como voluntário, conselheiro e amigo.

Marcos Benedito da Silva, ex-presidente da ACM, destacou o papel de Manojo na formação de lideranças. “Manojo tem o dom de mostrar para as pessoas que elas podem mais do que elas acham. Ele inspira, mentora, orienta e nos ensina a sermos mais humanos e prestativos” , resumiu Silva.

Abelardo Moreno, da diretoria do Rotary Club de Osasco, completou: “Manojo sempre foi um companheiro muito atuante. Sempre foi preocupado com os mais vulneráveis e com quem mais precisa”.

Em nome da ACEO, o Dr. Amir Gomes dos Santos ressaltou que Manojo teve um papel fundamental para organizar as contas da Associação e dar mais transparência e fluxos em todos os processos. “Ele é um engenheiro, detalhista, perfeccionista e com muito propósito para fazer com que tudo em que está envolvido cresça e desenvolva. Ele é muito pé no chão”, afirmou Santos.

O deputado estadual Rogério Santos (MDB) falou sobre uma mensagem enviada por Manojo na ocasião de sua posse na Assembleia. “O que ele me falou me marcou muito e resumiu em poucas palavras o ser humano que Manojo é: desejo-lhe muita luz para iluminar seu caminho no novo desafio e sabedoria para tomar as decisões certas diante deles. Manojo é isso, sabedoria e direcionamento”, comentou o deputado.

Amigo de Manojo, Francisco Rossi, também resumiu em poucas palavras quem é Manojo. “Um grande profissional, aluno brilhante, inteligente, uma pessoa primorosa em tudo o que faz. Nos conhecemos na década de 50 e na década de 60, estávamos na União da Mocidade Osasquense. Ele sempre prestou serviços relevantes para a cidade”.

Ana Paula Rossi celebrou a realização da solenidade. “É uma festa entre amigos, com um clima caloroso, assim como é o Manojo, um grande homem”, disse a parlamentar. Laércio Mendonça comentou que nunca teve a oportunidade de conviver com Manojo, mas trabalhou ao lado de seu filho, Diego. “Se o Diego for metade do que é o pai, sei que o pai é uma pessoa espetacular”, declarou.

Diego, ao homenagear o pai, declarou que ele é um homem que inspira. "Não há palavras que possam expressar o tamanho que ele tem para mim”.

Sebastião Bognar, idealizador do Programa Nossa História, contou a história de Manojo e também reforçou a importância do osasquense para a cidade. “Um grande homem, que ajudou a construir a história da nossa cidade”.

Ao final da solenidade, os convidados permaneceram no espaço, contando as boas histórias que viveram com Manojo, um homem que, aos 81 anos de idade, reuniu quem sempre esteve ao seu lado para compartilhar a homenagem que recebeu do Legislativo Municipal.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO