Vereadores se unem em prol da saúde com Moção de Apelo

por COMUNICAÇÃO — publicado 08/11/2022 16h15, última modificação 08/11/2022 18h50
Propositura do vereador Ralfi Silva ampliou debate sobre necessidades da população

Por Ana Luisa Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

Uma das funções dos vereadores é fiscalizar o Poder Executivo. E, em muitas das visitas dos parlamentares, os cidadãos manifestam suas necessidades, especialmente no que diz respeito ao atendimento na saúde.

Motivado pelas necessidades apresentadas pelos munícipes, o vereador Ralfi Silva (Republicanos), propôs uma Moção de Apelo ao Poder Executivo, para que construa posto de saúde no bairro Primeiro de Maio, lida durante a 40ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (08)

“Moradores do Primeiro de Maio pediram a construção de uma UBS. São cerca de 8 mil pessoas que são atendidas no Jardim Conceição. Lá no Primeiro de Maio tem CEU (Centro de Educação Unificada), escola e precisa de uma UBS”, comentou o parlamentar na defesa de sua Moção.

A propositura gerou debate e o primeiro a se manifestar foi o vereador Josias da Juco (PSD), que reforçou a importância de ter uma UBS também na região central de Osasco que , segundo o vereador, tem um número expressivo de moradores que precisam buscar atendimento em unidades da região, na Vila Yara ou no Jd. Bela Vista.

“Precisamos entender a realidade dos bairros para fazermos políticas de saúde mais próximas da realidade daquela região. As pessoas conhecem mais o SUS por causa da vacinação da Covid-19. E foi a oportunidade que tiveram para ver a saúde com outros olhos”, declarou Josias, ao falar sobre a destinação de recursos para programas de treinamento dos servidores.

Conjunto Miguel Costa

A construção de uma Unidade de Saúde no Conjunto Miguel Costa também entrou no debate através dos vereadores Adauto (PDT) e Emerson Osasco (REDE).

O parlamentar pedetista apontou que as pessoas que residem no conjunto precisam de atendimento e que a falta de uma Unidade Básica de Saúde está sobrecarregando outras unidades, prejudicando a UBS de Quitaúna.

“Precisamos aproveitar a discussão da LOA para pedir prioridade para a Saúde. Em Quitaúna o atendimento está sobrecarregado por causa da falta de uma UBS no Miguel Costa”, disse Adauto que também falou sobre a importância de uma UBS na região Central

Seguindo o pedido de Adauto, Emerson Osasco, além de pedir a UBS no Miguel Costa, lembrou de emendas enviadas para o Executivo para a construção de unidades nos Jardins Bonança e Baronesa.

“É muito importante que a gente invista muito recurso na saúde porque é ela quem salva vidas. Nós precisamos defender o SUS”, comentou Emerson ao apontar preocupação com cortes no orçamento federal destinados à Saúde.

Esperando o início da Construção de uma UBS no Santa Maria, o vereador José Carlos Santa Maria (Patriota) destacou a posição dos parlamentares em defesa da saúde e comentou que o projeto da Construção da UBS que melhorará o atendimento na região.

Lúcia da Saúde (Podemos) afirmou que as Unidades Básicas de Saúde dão mais qualidade de vida para a população e reforçou a necessidade de melhorar o atendimento em algumas especialidades como a oftalmologia.

“Estamos unidos para que Osasco possa andar mais e melhor. Queremos melhorias no atendimento para catarata e mapeamento de retina. Quanto mais unidades básicas temos, menos pessoas procuram a urgência e a emergência”, apontou.

O parlamentar e ex-gestor de Unidade Básica de Saúde, Michel Figueredo (Patriota) declarou que entende as dificuldades e os obstáculos enfrentados por quem atua na saúde e reforçou a necessidade de padronizar o atendimento.

“Quando falamos de Unidade Básica de Saúde falamos de prevenção, defendo a padronização no atendimento para que possamos reduzir os problemas no atendimento”, disse Michel.

A Moção de Apelo foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO