Introdução

por osa — publicado 04/10/2016 16h38, última modificação 04/01/2018 11h29

Centro de Documentação e Memória
da Câmara Municipal de Osasco

Serviço de Informação ao Cidadão – SIC

Durante os trabalhos de pesquisas da Comissão Municipal da Verdade de Osasco, a CMVO, os pesquisadores encontraram, nos arquivos, grandes quantidades de documentos, registros e fotografias com inestimáveis valores históricos, culturais e sociais para a cidade. 

Para que o material não ficasse relegado ao esquecimento, o Poder Legislativo Municipal criou, por meio da Resolução 07, de 21 de dezembro de 2015, o Centro de Documentação e Memória da Câmara Municipal de Osasco – CDM/CMO, que passou a dar tratamento adequado e condizente a todos os documentos e registros.

Responsável pela conservação, preservação e tratamento técnico dos documentos, o Centro de Documentação e Memória também fomenta a busca pelo conhecimento histórico, a reflexão social e a promoção cultural do povo osasquense. 

Como missão principal, o CDM/CMO é mediador intelectual do processo de organização e de distribuição da informação orientada à produção e geração do conhecimento, bem como o resgate e a preservação da história documental e oral.

A criação do Centro do Centro de Documentação e Memória da Câmara Municipal de Osasco significa a criação de um espaço para a formação da cidadania, do conhecimento e da sua participação no resgate da memória de Osasco, bem como a construção de uma política de informação de ampla abrangência condição sine qua non para a modernização da gestão pública.

A Câmara de hoje, como a de ontem, escreve a história do Município.