100 anos do Regimento Raposo Tavares são celebrados no Programa Nossa História

por Divisão de Comunicação publicado 13/04/2023 10h55, última modificação 20/04/2023 12h42
Comandante do 4º Batalhão falou sobre o papel do Regimento na história da cidade

Por Ana Luisa Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

O 4° Batalhão de Infantaria de Osasco, conhecido como Regimento Raposo Tavares, localizado no bairro de Quitaúna, completa 100 anos de história na cidade, que ajudou a desenvolver e se transformar em um dos principais municípios do Brasil. O centenário do Regimento foi celebrado na 84ª edição do Programa Nossa História, realizado na manhã desta quinta-feira (13).

Foram convidados para conduzir e hastear as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Osasco, respectivamente, o Tenente-Coronel William Ochsendorf e Souza, Comandante do 4º Batalhão; o Sargento Marco Antônio Zimmermann; e a Sargento Anna Beatriz Senna Vasconcelos.

As comemorações do centenário começaram na noite de terça-feira (11), na sede do Regimento Raposo Tavares, em uma solenidade com contou com a presença de vereadores, e continuou com o Programa Nossa História nesta quinta. O comandante do Regimento, Tenente-Coronel William Ochsendorf e Souza, aproveitou a oportunidade para contar ao público presente a história do Regimento.

“Estamos comemorando os 100 anos do Regimento em Osasco, mas ressaltamos que o Regimento já existia desde 1909, em Curitiba, a sede original. Antes disso, com outras denominações, participamos, ainda no Brasil Império, de ações que deram origens a antigos batalhões, inclusive o II Batalhão de Infantaria, que teve papel importante em batalhas regionais”, ressaltou o Comandante, reforçando a importância da valorização da história.

“Há quem diga que quem cultua sua história, aprende com seus erros e previne equívocos futuros”, afirmou Ochsendorf, ao agradecer os responsáveis pelo Programa Nossa História. Ele revelou como a chegada do Batalhão ajudou a desenvolver Osasco. “Na época a região teve aumento considerável do núcleo populacional, passando de 4000 mil moradores para mais de 5000. Abrimos escolas, ajudamos no desenvolvimento regional”, afirmou.

O vereador Délbio Teruel (União Brasil) agradeceu a aula de história proporcionada pelo comandante e ressaltou que o Programa tem mesmo o objetivo de valorizar a história da cidade e das pessoas que fazem parte dela.

“Tivemos uma aula sobre a história do nosso Exército na cidade. Isso reforça a importância do Projeto Nossa História na valorização dos fatos, das pessoas. Ficamos felizes em conhecer fatos da nossa história”, disse Teruel, ao lembrar-se da história contada por Ochsendorf de que, em Quitaúna, havia um porto por onde se chegava através do Rio Tietê.

Um dos idealizadores do Programa Nossa História, o ex-vereador Sebastião Bognar agradeceu a Josias da Juco, Ana Paula Rossi e também ao deputado estadual Rogério Santos pelo apoio e esforço em manter o Programa Nossa História sempre presente na Câmara Municipal. “O sentimento cívico e patriótico é importante e precisamos ampliar esse sentimento para todos. Ao citar histórias reconhecemos o que foi feito de bom e o que não foi bom, para que possamos evitar erros. E o Nossa História valoriza isso”, declarou Bognar.

Atual presidente da Frente Parlamentar Nossa História, Josias da Juco (PSD) parabenizou os homenageados, agradeceu pela festa realizada na noite de terça-feira (11) e falou sobre o papel do Regimento na cidade.

“Fomos muito bem recebidos no Regimento e foi uma grande festa de celebração dos 100 anos. Parabéns a todos pela organização, parabéns pela revitalização do espaço e principalmente por reconhecerem o papel de todas as pessoas que trabalharam para que isso fosse possível. Vocês fazem parte da história da nossa cidade e contribuíram para que ela se transformasse nesse grande município”, finalizou Josias da Juco.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEOREPORTAGEM | EDIÇÕES ANTERIORES