“Preconceito se vence com informação”, diz urologista em palestra na Câmara de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 22/11/2023 13h50, última modificação 23/11/2023 16h08
Dr. Alcidezio Farias Santana ministra palestra de orientação sobre câncer de próstata

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

Um a cada seis homens terá a doença durante a vida. E um a cada 36 morrerá devido ao problema. Essas são constatações científicas sobre um dos cânceres que mais afetam os homens – o de próstata.

O médico urologista Dr. Alcidezio Farias Santana passou essas e outras informações na manhã desta quarta-feira (22), durante palestra promovida pela Câmara Municipal de Osasco, por meio da Escola do Parlamento.

A palestra faz parte da programação do “Novembro Azul” – mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de próstata em todo o Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar, até o final deste ano, cerca de 72 mil novos casos da doença.

De acordo com o Dr. Santana, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, que tem maior incidência a partir dos 50 anos de idade.

As estatísticas de mortes em função do câncer de próstata são de 14 mil ao ano, conforme esclareceu Santana. Ele deixou claro que a prevenção é importante para diagnosticar a doença o mais cedo possível e, assim, aumentar as chances de cura.

“A maioria dos casos são diagnosticados no rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue”, explicou o médico.

Temido por muitos homens, o exame de toque retal ajuda a confirmar problemas na próstata, mas ainda há muito preconceito. Para Santana, há duas medidas que podem vencer essa situação: informação e hábito.

“Quando você cria o hábito, fica natural. É preciso fazer o exame uma vez por ano e, portanto, reserve um dia para visitar o seu médico, preventivamente, mesmo que você não tenha nada”, sugeriu.

Em nome do presidente da Câmara de Osasco, vereador Carmônio Bastos (Podemos), o diretor da Escola do Parlamento, professor Marcos Arruda, agradeceu o médico pela disponibilidade em prestar orientações à população.

Além do público, composto por servidores e munícipes, os vereadores Adauto (PDT) e Délbio Teruel (União) prestigiaram a ação.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO