Ações de enfrentamento à dengue no município são destacadas pelos vereadores

por Divisão de Comunicação publicado 05/03/2024 19h03, última modificação 05/03/2024 19h03
Osasco teve Dia D de Combate à doença no último final de semana
Ações de enfrentamento à dengue no município são destacadas pelos vereadores

Dia D de Combate à Dengue (Secom/PMO).

Por Deniele Simões

A epidemia de dengue no estado de São Paulo foi um dos assuntos debatidos na Câmara de Osasco nesta terça-feira (5), durante a 9ª Sessão Ordinária.

Entre os dias 2 e 3 de março, o município de Osasco promoveu ações de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, com o Dia D de Combate à Dengue.

Essas ações somam-se ao trabalho do governo do Estado que, na última sexta-feira (1º), promoveu o DIA D em 450 mil municípios e em, aproximadamente, cinco mil escolas estaduais.

“Quero parabenizar toda equipe de rua que trabalhou no combate à dengue e repetir sobre a importância de acompanharmos a situação, caso a caso, rua a rua, aqui em Osasco”, disse o vereador Adauto Tô Tô (PDT).

O parlamentar havia apresentado uma Moção de Apelo para a realização de um mutirão de combate à dengue, bem como serviços de pulverização com inseticida para combater os focos do mosquito Aedes aegypti.

“A prefeitura já atendeu o nosso pedido antecipado e, mesmo assim, fiz questão de discutir essa moção, que agora se transformou em uma Moção de Aplauso”, justificou.

Nesta terça-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretou estado de emergência após o estado atingir 300 casos confirmados de dengue por 100 mil habitantes. Até agora houve o registro de 31 mortes no estado e 22 municípios paulistas decretaram estado de emergência.

Caixas d’Água

Em Osasco não há registro de mortes pela doença. Mesmo assim, as autoridades alertam para que a população evite atitudes que estimulem a proliferação do mosquito, como manter a água parada em vasos, em ralos e em caixas d’água sem tampas.

“Temos muitas caixas d’água sem tampas. É importante que, na fiscalização, se tenha a certeza de que essas caixas estão tampadas. A ventania que está fazendo hoje leva qualquer tampa embora”, explica o vereador Pelé da Cândida (MDB).

Pelé também alertou para a situação nas áreas de divisa. Bairros como Vila Piauí, Vila Jaguara e Vila Leopoldina, que ficam no lado de São Paulo, estão “infestados pela dengue”, segundo o vereador.