Atuação de Fernando de Nicola Júnior é reconhecida na Câmara de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 14/03/2024 14h25, última modificação 18/03/2024 11h54
Empresário recebeu Medalha Antônio Raposo Tavares e Diploma Cidade de Osasco

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

Em noite marcada por muita emoção e alegria, a Câmara Municipal concedeu, nesta quarta-feira (13), a Medalha Antônio Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco ao empresário e filantropo Fernando de Nicola Júnior.

Entregue a personalidades que prestaram relevantes trabalhos ao município, as honrarias foram entregues durante Sessão Solene proposta e presidida pelo vereador Ralfi Silva (REPUBLICANOS).

“Essa homenagem foi aprovada por unanimidade aqui nessa Casa, tamanho o respeito e reconhecimento que você tem nessa cidade”, disse o vereador Ralfi Silva.

O vereador Adauto Tô Tô (PDT), que secretariou os trabalhos, falou do orgulho de Ralfi ter proporcionado a homenagem a Nicola. “Esse homenageado de hoje é conselheiro, parceiro, amigo. É por isso que vocês têm orgulho de tê-lo como amigo, que ajuda todos vocês”, ressaltou.

Emocionado com o reconhecimento, Nicola Júnior recordou o início de sua trajetória como empresário, em 1989, e falou da veia empreendedora da família Nicola. Ele citou o pai, Fernando de Nicola, e o avô, Enrico de Nicola, imigrante italiano que chegou a Osasco em 1897, ainda criança, e conviveu com Antônio Agu, fundador da cidade.

Em seu discurso, Nicola Júnior agradeceu aqueles que fizeram parte de sua história, em especial os familiares, amigos e companheiros da Loja Maçônica Raposo Tavares. “Além dos agradecimentos que eu faço ao vereador Ralfi e aos amigos, digo que é uma homenagem grandiosa demais, que divido com todos que estão presentes”, finalizou.

Além do trabalho como empresário à frente da Madeireira Nicola desde 1989, o homenageado é conselheiro da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO) e realiza trabalho filantrópico como conselheiro voluntário da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), da casa Maria Maia e como presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Assistência Francisco de Assis (CAIFA).

Nicola Júnior ainda atua como conselheiro da Ordem dos Emancipadores de Osasco, como diretor do Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Estado de São Paulo e como membro da Loja Maçônica Raposo Tavares.

A Solenidade

Marcada pela presença maciça de amigos e familiares, a Sessão Solene trouxe depoimentos emocionantes de pessoas que convivem com o homenageado.

O cabo Lemos, do Corpo de Bombeiros de Osasco, recordou o primeiro contato com Nicola Júnior. “Geralmente são os bombeiros que prestam apoio, mas conheci o Nicola quando ele deu um grande apoio ao quartel. Espero que essa homenagem seja a primeira de muitas que ainda virão”, declarou.

Presidente da CAIFA, Hamilton Galvão falou da parceria e da importância do trabalho do homenageado como empreendedor e conselheiro. “Mais do que fornecer material de construção, ele está ajudando a construir a história da cidade”.

“É um grande empreendedor, um osasquense nato e que, nesses anos todos, fez história. São pessoas como você que as entidades precisam, que Osasco precisa, que a família precisa”, acrescentou o presidente da ACEO, Amir Gomes dos Santos.

O presidente da Loja Maçônica Raposo Tavares, Gustavo Borges Marques, definiu Nicola Júnior como “exemplo”. “Espero ter 10% só de tudo o que você já fez em Osasco para poder seguir nessa vida”, pontuou.

Tio do Vereador Ralfi e presidente da Associação Floresta, José Rafael da Silva elogiou a escolha do sobrinho para a homenagem e enfatizou o lado humano de Nicola Júnior. “Nunca vi esse querido companheiro negar qualquer coisa que fosse a favor do semelhante, da sociedade e da nossa cidade”.

Ex-vereador, ex-diretor do Fórum de Osasco e pai de Ralfi Silva, Benedito Rafael da Silva também falou do legado de Nicola. “Temos que aproveitar as oportunidades e imitar as grandes mentes. Você já deixou um grande exemplo para nós. E vamos seguir o seu exemplo sempre”.

A esposa do homenageado, Isabel Maria Gomes Monteiro de Nicola, e os filhos Augusto Cascio Monteiro de Nicola e Fernando de Nicola Neto agradeceram o Legislativo pela homenagem e enfatizaram a atuação de Nicola na sociedade e na família.

MULTIMÍDIA | FOTOS | VÍDEO