Atuação do maestro Alessandro Ferreira é reconhecida pela Câmara de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 26/02/2024 10h10, última modificação 28/02/2024 14h54
Regente da Orquestra Filarmônica das Artes de Osasco recebeu Cartão de Prata

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

“O que eu coloco nesse prêmio, não é meu. É de todos que acreditam na música, no meu potencial e no que a gente pode fazer por Osasco”. Foi com essas palavras que o regente da Orquestra Filarmônica das Artes de Osasco (AFA), maestro Alessandro Ferreira, recebeu, na noite da última quinta-feira (22), o Cartão de Prata, honraria concedida pela Câmara Municipal de Osasco a instituições e personalidades que prestaram relevantes serviços ao município.

A solenidade teve música de qualidade, com a apresentação do Quarteto de Cordas da AFA, que foi aplaudido de pé em sua primeira apresentação pública.

A entrega da honraria aconteceu durante Sessão Solene realizada no Teatro Municipal Glória Giglio, presidida pela vereadora Juliana da AtivOz (PSOL) — autora da homenagem — e secretariada pelo vereador Emerson Osasco (REDE).

Também compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos o deputado estadual Emídio de Souza (PT), o secretário municipal de Cultura, Paulinho Samba de Rua, a ex-vereadora e ex-secretária de Educação de Osasco, Maria José Favarão, e a filha do homenageado, Lais Paes Lima.

Juliana da AtivOz falou do primeiro contato com o maestro, que aconteceu durante uma visita do músico ao gabinete da parlamentar, para uma conversa sobre a cultura no município, que culminou na mobilização para mais investimentos no setor.

“Dessa construção toda de discutir a política pública com o Alessandro surgiu essa homenagem, porque ela é justa e necessária”, destacou a vereadora.

Emerson Osasco enfatizou o papel da música na transformação das vidas das pessoas e cumprimentou o maestro pelo trabalho. “É isso que a sua música faz: transforma a vida de todos. Parabéns pela sua existência, pela sua luta e a todos que fazem da música o seu viver, o seu ousar”.

O secretário municipal de Cultura, Paulinho Samba de Rua, falou sobre os investimentos do município em música clássica e as constantes cobranças do maestro para viabilizar essas ações.

“No mês de março, vamos ter um circuito de orquestras no formato camerata, sugerido pelo maestro e outros músicos. Quero parabenizar pelo trabalho, pela persistência, resistência e por quanto ele tem realizado pela nossa cidade”.

O deputado Emídio de Souza falou do papel da arte para a formação de bons cidadãos e classificou a homenagem como justa e significativa. “É o reconhecimento ao trabalho quase solitário que o maestro faz”, disse.

O Homenageado

Alessandro Ferreira é maestro titular da AFA desde 2017 e se apresenta com a orquestra levando música e cultura a cidades da região, do estado de São Paulo e de outros estados brasileiros. Em 2021, recebeu o título de “Imortal da Academia Brasileira de Musicologia”. É também representante legal e presidente da AFA.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO