Autoridades mirins visitam Fórum de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 25/08/2023 16h45, última modificação 29/08/2023 11h12
Projeto busca mostrar funcionamento dos Três Poderes às crianças

Por Charles Nisz

Na manhã desta quinta-feira (27) alunos de duas escolas municipais de Osasco visitaram o Fórum da cidade, como parte do projeto Autoridades Mirins. A ideia era conhecer o Poder Judiciário e entender a rotina dos juízes e funcionários do Poder responsável por administrar a lei na sociedade.

Os estudantes visitaram os departamentos, interagiram com os funcionários, receberam brindes e foram recebidos com um café da manhã.

A proposta que originou a Lei 4800/2017, sobre a implantação do projeto Autoridades Mirins, é de autoria do vereador Josias da Juco (PSD) e tem como objetivo que os alunos aprendam sobre seus direitos e deveres, conheçam melhor o funcionamento de órgãos públicos e tenham interação com esses órgãos ao “substituírem” de forma lúdica, as autoridades.

Élia Kinosita, juíza da Vara do Júri e Execuções Criminais, recepcionou as crianças: “É um projeto muito interessante e um marco para o Fórum da nossa cidade. Fiquei muito feliz em receber essas crianças e apresentar o funcionamento do Fórum”.

Mário Sérgio Leite, juiz do 2º Ofício Cível, compartilha do sentimento da colega de juizado: “É um prazer receber essas crianças e poder mostrar como é o funcionamento do nosso trabalho no dia a dia. O Fórum é um local muito importante, mas ainda mais importante é ter esses jovens aqui”.

Claudio Piteri, secretário municipal de Educação, falou do trabalho da pasta para viabilizar o projeto: "É a nossa secretaria quem organiza as eleições dos três poderes mirins nas escolas e faz contato com os outros órgãos do poder público para realizar as visitas”.

Idealizador do projeto, Josias da Juco (PSD) mostrou satisfação com a materialização da lei: “Estou muito feliz com a visita de vocês ao Fórum. Estou bastante emocionado com o sucesso dessa lei e do Poder Judiciário ter acolhido essas crianças e essa ideia”.

Samuel Karasin, juiz Vara da Infância e da Juventude e diretor do Fórum, falou sobre a visita dos alunos do quarto ano: “Acho essa visita fantástica, pois trabalho justamente com a infância e juventude. É bom que a população saiba mais sobre o funcionamento do Fórum. O Fórum é muito importante, mais ainda mais importante é a presença dessas crianças aqui”.

Também como parte do projeto, as informações da matéria e a reportagem televisiva da TV Câmara foram feitas por uma aluna do projeto. Eduarda Xavier acompanhou a equipe de TV e realizou as entrevistas, com orientação do repórter Roberto Carlos.

As crianças estavam acompanhadas pelos professores e supervisores das escolas municipais das quais fazem parte.

MULTIMÍDIA ► REPORTAGEM