Câmara aprova Moção de Pesar pela morte de Fernanda Factory Viel

por COMUNICAÇÃO — publicado 24/08/2022 11h31, última modificação 24/08/2022 11h31
Discussão do documento gera reflexão sobre acesso a programas de saúde mental
Câmara aprova Moção de Pesar pela morte de Fernanda Factory Viel

Divulgação.

Por Deniele Simões

Os vereadores aprovaram nesta terça-feira (23), durante a 23ª Sessão Ordinária, uma Moção de Pesar pelo falecimento da jornalista osasquense Fernanda Factory Viel.

Apresentada pela vereadora Juliana da AtivOZ (PSOL), o documento, que contou com aprovação unânime, lamenta a morte de uma das jornalistas pioneiras na crônica esportiva feminina.

Conhecida no meio da crônica esportiva como Fernanda Factory, a jornalista era natural de Osasco e tinha 48 anos. Começou a atuar na área na década de 1990 e ficou conhecida por criar a coluna “Mary Chute” no jornal Lance!, onde comentava os bastidores do futebol. Também teve passagens pela Rede TV!, jornal Agora SP, Portal Futebol Interior, além de participar de debates esportivos em emissoras de TV de São Paulo e atuar como assessora de imprensa.

A Moção da vereadora Juliana gerou reflexão sobre a questão da saúde mental. Segundo a colunista Regiani Ritter, que mantém o blog “Feitos e Fatos” no site da Gazeta Esportiva, e que era amiga de Fernanda, a morte da jornalista foi consequência de uma depressão profunda.

Ao justificar a Moção, a parlamentar cobrou do poder público mais atenção para os serviços de saúde mental que, de acordo com ela, carecem de investimentos por parte dos governantes.

Juliana da AtivOZ lamentou que 90% das pessoas em situação de rua enfrentem problemas de saúde mental e tenham dificuldade de acesso ao tratamento gratuito. A vereadora também alertou para a proximidade do mês de setembro, que traz à tona o problema do suicídio, por meio do Setembro Amarelo.

Juliana defendeu que questões sensíveis como o suicídio e a violência precisam ser lembradas o ano inteiro e não apenas durante os meses dedicados a campanhas específicas.