Câmara aprova projeto sobre conscientização e prevenção ao feminicídio

por Divisão de Comunicação publicado 31/08/2023 17h35, última modificação 01/09/2023 13h04
Proposta do Executivo deve passar por nova votação antes de virar lei

Por Deniele Simões

Durante a 47ª Sessão Ordinária da Câmara de Osasco, realizada nesta quinta-feira (31), os parlamentares iniciaram a discussão e votação de uma proposta do governo Rogério Lins (Podemos) que visa a ampliação das ações de orientação e prevenção ao feminicídio.

O Projeto de Lei que institui o Dia e a Semana Municipais de Combate ao Feminicídio em Osasco foi aprovado em primeiro turno e amplamente debatido em plenário, especialmente pelas vereadoras da bancada feminina.

“Esse projeto é muito importante, é um tema que a gente precisa trazer para a discussão todos os dias aqui”, comentou a vereadora Elsa Oliveira (Podemos).

A parlamentar falou dos números de violência doméstica no país e lamentou que, em 2022, tenha havido no número de casos em relação ao ano anterior.

Segundo o levantamento “Elas Vivem: dados que não se calam”, da Rede de Observatórios da Segurança, 495 casos de feminicídio no Brasil, o que representa mais de um caso por dia.

A vereadora Juliana da AtivOz (PSOL) lamentou os casos de violência e a cultura do machismo que, segundo ela, cria uma espécie de “sentimento de posse” do homem em ralação à mulher.

“Quando a gente fala de combate, estamos falando de prevenção e a prevenção vem através de informação”, completou a líder do governo na Casa e Procuradora da Mulher da Câmara, vereadora Ana Paula Rossi (PL).

Segundo a vereadora, o projeto foi criado por intermédio da Secretaria-executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade, a partir de discussões coletivas que envolvem a Câmara e organismos de proteção à mulher.

A proposta do Executivo tem como objetivo promover ações de mobilização, palestras, eventos, debates para que as mulheres tenham acesso a informações sobre o tema.

A data será celebrada na semana do dia 9 de março, por meio de ações de conscientização, prevenção e orientação sobe feminicídio.

Ainda na sessão desta quinta-feira, os vereadores aprovaram outros dois projetos e três moções.

Clique aqui para ver a lista dos projetos aprovados na 47ª Sessão Ordinária

MULTIMÍDIA | 47ª Sessão Ordinária ► FOTOS | VÍDEO