Câmara celebra início de Monitoramento das Escolas Municipais

por COMUNICAÇÃO — publicado 06/09/2022 12h25, última modificação 06/09/2022 12h29
Secontru e Educação finalizam detalhes do programa anunciado pelo prefeito aos parlamentares

Por Ana Luisa Rodrigues. Foto: Robson Cotait.

No início deste mês, o prefeito Rogério Lins anunciou aos parlamentares que daria início às atividades de monitoramento das escolas municipais, uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança e Controle Urbano.

Os vereadores celebraram a novidade, que já está em fase de implantação. Recentemente, a Câmara Municipal de Osasco aprovou e o prefeito sancionou a lei nº 5162, que proíbe a comercialização de fios e cabos de cobre, alumínio e assemelhados que não tenham comprovação de origem. De acordo com o secretário da Secontru, coronel José Virgolino, a comercialização ilegal desses produtos incentiva os furtos que provocam prejuízos financeiros e pedagógicos.

“O monitoramento das escolas vai coibir a ação dos criminosos. Temos muitos casos de roubos de fios e cabos que provocam muitos prejuízos, mercadorias estragam, equipamentos queimam e tem a questão da insegurança provocada nos profissionais e nos alunos. Esse Centro de Monitoramento da Educação promoverá mais segurança”, comentou Virgolino.

O prefeito Rogério Lins destacou que os danos não são apenas físicos, mas pedagógicos também. “A escola fica sem energia e sem energia não há aulas. O prejuízo pedagógico é tão grave quanto o prejuízo material. Com o monitoramento, a expectativa é coibir a ação dos criminosos”, afirmou Lins.

A implantação do monitoramento será progressiva. Cinco escolas estão sendo monitoradas na fase de teste da Central, que funcionará no Centro de Formação do Professorado e será conectada com o Centro de Operações Integradas (COI). De acordo com especialistas da Secretaria de Educação, as 154 escolas municipais estarão monitoradas até o final do ano.

registrado em: