Câmara celebra Semana do Meio Ambiente com ações sustentáveis

por Divisão de Comunicação publicado 13/07/2018 14h06, última modificação 13/07/2018 14h06
Legislativo anuncia adoção de medidas de responsabilidade socioambiental.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em todo o mundo nesta terça-feira, 5 de junho. Em Osasco, a Lei 3.492/99 prevê a realização de ações na Semana que compreende a data. Alinhada à preocupação global com a preservação ambiental, a Câmara Municipal de Osasco está elaborando um trabalho que contempla a adoção de ações de responsabilidade socioambiental, com foco na redução do uso de materiais plásticos e na conscientização dos servidores.

Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) está trabalhando o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, com o intuito de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de redução da produção e do consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis.

Dentre as ações programadas na Câmara Municipal, está prevista a eliminação do uso de copos descartáveis, acompanhando a tendência seguida por empresas sustentáveis, por meio do incentivo ao uso de canecas ou copos laváveis.

A ideia surgiu a partir da preocupação do Presidente da Câmara, Dr. Elissandro Lindoso (PSDB) com o tema. Para Dr. Lindoso, a simples comemoração de data tem perdido força de conscientização. “Em maio, comecei a tratar do tema em textos nas redes sociais, procurei mostrar que o conjunto das ações de educação ambiental, de gerenciamento de resíduos, de proteção de córregos, rios e nascentes é, basicamente, um problema de consciência”, justificou.

Na visão de Lindoso, a consciência faz com que se pense em todos os envolvidos, os cidadãos e seus hábitos cotidianos, os poderes públicos e suas responsabilidades legais e as empresas, produtoras tanto de inovações quanto de fatores de poluição.

Com o aval da Presidência, a Administração da Câmara vem promovendo estudos junto ao Departamento Jurídico e à Coordenadoria de Compras para a implementação de um programa de adequação ambiental na Câmara, conforme explica a Diretora-Secretária, Dra. Mônica Pereira de Godoy.

“Estamos criando programas ambientalmente corretos, que estejam legalmente amparados, com o objetivo de envolver todos os servidores em ações que permitam um ambiente mais limpo e adequado às novas necessidades ambientais do planeta”, ressaltou.

ECONOMIA DE PAPEL, ÁGUA E ENERGIA

Outra medida que será colocada em prática é a adoção da chamada “documentação eletrônica”, permitindo a redução drástica do número de papéis utilizados. A ideia é promover o uso consciente dos recursos naturais, otimizando a economia de papel, nos casos em que é possível usar meios digitais, como a internet.

Também está em estudos a adoção do uso do papel reciclado para a elaboração de documentos oficiais no Legislativo, agregando valor socioambiental ao material utilizado. Vale lembrar que o papel reciclado evita que os papeis usados na sua fabricação poluam o meio ambiente.

No que diz respeito à economia de energia, está prevista a implantação de sistema de sensores para que as lâmpadas sejam acionadas apenas quando existam pessoas no ambiente. As ações propostas também preveem a substituição das lâmpadas pelas de tecnologia LED, que são muito mais econômicas.

Já as ações para a promoção de redução do uso de água vão contemplar implantação de dispositivos inteligentes que promovam a otimização da quantidade de água utilizada, como torneiras e descargas com controle de fluxo nos banheiros.

Outra medida que promete ter alta eficiência e que demanda baixo investimento é a implantação de cestos para coleta seletiva de lixo. A intenção é promover a organização dessa coleta e o direcionamento a cooperativas de catadores, para que se possa promover a geração de renda, além de uma destinação mais adequada de todo o lixo reciclável.

Os organizadores do trabalho salientam que todas essas ações apenas vão surtir efeito a partir da união entre todos os setores da Câmara, assim como o envolvimento de todos os colaboradores e servidores da Casa.