Câmara de Osasco acompanha treinamento de mantenedores de escolas particulares

por Divisão de Comunicação publicado 05/05/2023 12h20, última modificação 05/05/2023 12h27
Secretaria de Educação explicou funcionamento do aplicativo SOS Escola

Por Ana Luisa Rodrigues

Lançado há menos de um mês, o aplicativo SOS Escola já mostrou sua eficácia. No último dia 26, um homem armado com uma faca invadiu a CEMEI Mário Quintana, no Jardim São Pedro. A direção da escola acionou o botão de alerta no app e imediatamente a Guarda Municipal chegou na escola. O suspeito foi preso sem conseguir efetivar algum crime.

A próxima etapa é que as escolas particulares e as estaduais também tenham acesso ao aplicativo. Na manhã desta quinta-feira (04), no Centro de Formação dos Professores, os mantenedores das escolas particulares tiveram treinamento para usarem o aplicativo.

Diferentemente das escolas municipais, já conectadas com a Central de Monitoramento Escolar (CME), as escolas particulares e estaduais precisam realizar o cadastro no linkhttp://www.protocolo.osasco.sp.gov.br . De acordo com Caique Moraes da CME o cadastro é obrigatório para confirmação do gestor no sistema.

“Por uma questão de segurança, das escolas e a nossa também, é obrigatório o cadastro no protocolo digital e alguns passos de confirmação do gestor serão obrigatórios para que possamos incluir a escola no sistema”, comentou Moraes.

Segundo Geiza Pinto Lopes, que fez o teste do aplicativo durante o treinamento, a inclusão das escolas particulares fortalece a segurança das escolas particulares.

“Nós agradecemos à Prefeitura e à Câmara pelo esforço para incluir as escolas particulares no atendimento. O aplicativo já mostrou que é bem eficaz e nós estamos muito satisfeitos pelo trabalho que tem sido feito na cidade para garantir a segurança de todos”, comentou Geiza.

A Câmara Municipal desde o início dos treinamentos para gestores e mantenedores escolares tem participado das ações para acompanhar o trabalho das forças de segurança e da Secretaria de Educação, a fim de fortalecer as políticas públicas que garantam mais segurança para a cidade.

“O nosso principal objetivo é promover mais condições para que a segurança seja eficaz na cidade e com isso melhoramos a qualidade de vida da nossa população. Nós vereadores estamos sempre atentos às ações do executivo e satisfeitos com o trabalho realizado junto às escolas”, comentou Josias da Juco (PSD).