Câmara de Osasco inaugura galeria das Autoridades Mirins

por Divisão de Comunicação publicado 09/10/2023 12h05, última modificação 10/10/2023 06h43
Crianças receberam troféus do Secretário de Educação

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

O Plenário da Câmara de Osasco estava lotado na tarde de sexta-feira (6), para a realização de uma solenidade especial com as autoridades mirins que estão atuando no Legislativo Municipal.

O evento promoveu a entrega de troféus a cada autoridade e inaugurou a galeria oficial, com fotos dos participantes.

Diretores, vice-diretores e coordenadores de escolas municipais, pais e convidados prestigiaram a Sessão Solene, que contou com a presença dos vereadores, do secretário municipal de Educação, Cláudio Piteri, e do secretário-adjunto, José Carlos Tostes.

Há dois meses, 42 crianças que estudam na Rede Municipal de Ensino ocupam as funções de vereador mirim e de suplente de vereador mirim, algo que se estenderá por um ano.

“É muito bom ver a Casa cheia para uma solenidade como esta. Tem sido uma experiência fantástica participar do projeto. Estamos muito mais aprendendo do que ensinando”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal, Carmônio Bastos (Podemos).

Este foi o primeiro evento oficial realizado na Câmara Municipal para as autoridades mirins. Algumas delas falaram sobre projetos que apoiam.

Autor da Lei 74800/2017, que criou em Osasco o Programa Autoridades Mirins, o vereador Josias da Juco (PSD) reconheceu que o projeto foi abraçado pelos Poderes e que toda a cidade ganha com isso.

“Quando vi que os Três Poderes — Judiciário, Legislativo e Executivo — se envolveram com o projeto e que estabeleceram uma parceria em torno da participação das crianças escolhidas nas escolas nos poderes, fiquei muito emocionado. O objetivo do projeto é estimular a participação das escolas e formar cidadãos conscientes da importância de conhecer o sistema político e administrativo da cidade”, declarou Josias da Juco.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO | REPORTAGEM