Câmara de Osasco prestigia formatura da turma 2023 da GCM

por Divisão de Comunicação publicado 22/11/2023 16h15, última modificação 27/11/2023 12h29
Frente Parlamentar de Segurança Pública participou da solenidade

Por Ana Rodrigues

Délbio Teruel (União Brasil) e Ana Paula Rossi (PL), vereadores membros da Frente Parlamentar da Segurança Pública, prestigiaram a cerimônia de formatura da turma 2023 da Guarda Civil Municipal de Osasco, realizada na manhã desta quarta-feira (22), no calçadão da Rua Antônio Agú.

“Eu tenho um carinho especial pela Guarda Municipal, especialmente por essas mulheres que estão ocupando espaços importantes na instituição”, ressaltou Ana Paula Rossi, que estava acompanhada do pai, Francisco Rossi, que criou a Guarda Municipal de Osasco, no ano de 1990, quando era prefeito.

“Nós temos de respeitar essa instituição”, exclamou Francisco Rossi.

No total, formaram-se 150 guardas municipais. Destes, 40 integram a Guarda Feminina.

Um fato histórico ocorreu no evento, com a formação de 19 guardas na Classe Distinta (CD).

Na hierarquia da Guarda Civil Municipal, o Classe Distinta é o principal auxiliar do Inspetor e, quando do impedimento deste, é seu substituto imediato.

As 19 CD assumem a função pela primeira vez na história da Guarda Civil Municipal de Osasco. Sany Magela, uma das 19 CD, falou sobre o extraordinário avanço da GCM.

“Fomos as precursoras da GCM feminina e isso é motivo de muito orgulho. Muitas senhoras nos abordam e falam que quiseram ser policiais ou guardas, mas seus pais não deixaram. A gente sente que elas realizam os sonhos através da gente e são nossas incentivadoras”, contou a CD Sany, ao falar do significado das mulheres assumirem essa posição na hierarquia da instituição.

O vereador Délbio Teruel, líder do governo na Câmara, falou sobre o quanto a Guarda Civil Municipal tem evoluído na atual gestão. “Além da estrutura, como novas viaturas e equipamentos, a GCM enaltece o papel da mulher ao formar essas 19 Classes Distintas, ocupando lugares de destaque e comando. Isso é muito importante, é um momento histórico que ficará registrado”, ressaltou Délbio Teruel, que elogiou a forma como o Executivo e o Legislativo têm destacado o papel da Guarda Civil Municipal.

Em 2023, a Câmara de Osasco aprovou dois projetos de lei que beneficiaram a Guarda Municipal. Ambos tratavam sobre a reorganização do quadro de servidores, além de tabela de vencimentos, regulamento disciplinar e Corregedoria-Geral.

MULTIMÍDIA ► REPORTAGEM