Câmara faz ato de repúdio ao Golpe Militar

por osa — publicado 12/05/2014 12h39, última modificação 04/01/2018 11h33
O Golpe Militar de 64 foi lembrado no Legislativo em sessão de repúdio

12/05/14

O Golpe Militar de 1964 completa 50 anos. Por todo o Brasil, manifestações, discursos e eventos relembram esse momento marcante da vida do país. Em Osasco não poderia ser diferente. A Câmara Municipal, por intermédio de seu Presidente Antônio Toniolo (PCdoB) e do Vereador Valdir Roque (PT), realizou uma Sessão Solene em repúdio aos 50 anos do golpe que instituiu a Ditadura Militar no Brasil.

A solenidade realizada na Sede do Legislativo Municipal no último dia 30 marcou o encontro entre lideranças, vereadores, imprensa, além de ex-presos políticos e perseguidos pelo regime, como Francisco Ferreira de Oliveira e Antônio Roberto Espinosa.

Os convidados a formar a Mesa Diretiva foram: o presidente da Câmara, Antônio Toniolo; a Vereadora Mazé Favarão (PT); o Vereador Valdir Roque; o Vice-Prefeito, Valmir Prascidelli; o Presidente do PT de Osasco, Zé Pedro, e o Deputado Estadual, Marcos Martins.

Todos assistiram a um vídeo contendo fotos marcantes sobre o período da Ditadura no Brasil. Em seguida, a atriz e diretora do Grupo de Teatro Feminista Mal Amada, Marta Baião, representou peça autoral. O desempenho realista emocionou e chocou a todos.

A Vereadora Mazé Favarão foi a primeira a usar a tribuna. De início, falou sobre a importância do evento. “Precisamos sempre lembrar dos acontecimentos daquele período, para que nunca mais aconteça”.

“Tudo o que decorreu do Golpe Militar de 64 foi construído por milhões de anônimos, milhões de pequena histórias, de pequenas ações, de pequenos gestos, e todos eles representam aquilo que move a humanidade, que é a resistência contra a injustiça, contra a exploração, a prepotência, o autoritarismo”, enfatizou a vereadora.

Já o Vereador Aluísio Pinheiro explicou que “pessoas lutaram pelos seus direitos, pela sua liberdade, pela organização do trabalho e por salários melhores”, e continuou afirmando que “naquele tempo, se trabalhava demais, com poucas condições e o trabalhador iniciou uma forma de organização”.

Sobre a Cidade de Osasco e a sua importância para a luta contra a ditadura, Pinheiro enfatizou que “a nossa cidade é um símbolo de luta e de resistência”.

Ao usar a tribuna, o lendário e respeitado presidente do Partido dos Trabalhadores de Osasco, Zé Pedro, falou sobre o orgulho de participar do evento. “Saio daqui hoje com minha alma renovada por poder participar desta solenidade” Ensinou que “quem tem no sangue a vontade da união, na mente a consciência de construir um mundo melhor, não há nada que sufoque essa vontade. Isso é eterno”.

Convidado a usar a palavra, o Professor Antônio Roberto Espinosa explicou qual deve ser a postura da cidade de Osasco diante dos resquícios dos tempos da Ditadura Militar. “Neste momento, essa luta passa pela apuração do que aconteceu, pelo ajuste de contas. Não se trata de revanchismo, de querer punir a quem nos torturou. Trata-se apenas de apurar, saber o que aconteceu, de dar nome ‘aos bois’, tanto dos torturados, quanto dos torturadores. Por essa razão, nós temos um compromisso com aqueles que morreram e conosco mesmo. Apurar todos esses fatos, para que Osasco seja um exemplo da verdade. Essa é nossa obrigação moral”.

O ponto mais alto da solenidade foi a entrega de placas de homenagem a importantes personalidades. Foram eles: Toninho 3/8 (Três Oitavos); Antônio Vieira Barros; Antônio Roberto Espinosa; Maria Ione Ferreira; Joaquim Miranda; José Pedro da Silva; Marinete de Brito Brasil; Sidônio José G. Afonso; Paulo José de Lima; Sônia Maria B. Miranda; Aluísio Pinheiro; Geraldo Ferreira da Silva; Manoel Dias do Nascimento; Otaviano Pereira dos Santos; João Joaquim da Silva; Francisco Ferreira de Oliveira; José Batista de Miranda, e Maria José Favarão.

Após a entrega, o Presidente Toniolo encerrou o evento e disse estar “muito feliz por ter presidido uma solenidade histórica e ter aprendido tanto”.

Abaixo, assista à íntegra do evento:

Câmara Municipal de Osasco
Divisão de Comunicação Social