Câmara lança novo portal e cartilha "Conhecendo o Legislativo"

por osa — publicado 01/08/2013 18h28, última modificação 04/01/2018 11h33
Câmara lança novo portal e cartilha "Conhecendo o Legislativo"

Presidente Toniolo na tribuna: novo portal e cartilha

Durante a 37ª Sessão Ordinária de 2013, realizada nesta quinta-feira, 1º/08, o presidente da Câmara de Osasco, vereador Toniolo (PC do B), lançou o novo portal da Câmara na internet e a 5ª edição da cartilha "Conhecendo o Legislativo".

O portal é uma parceria da Câmara de Osasco com o programa Interlegis, do Senado Federal, que tem como principal objetivo a modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal.

Na parceria, o Senado Federal, por meio do Interlegis, fornece suporte tecnológico para toda a área legislativa, incluindo o Portal Modelo, que se caracteriza por ser uma ferramenta de transparência pública e também por informatizar todo o sistema de processos legislativos da Casa.

O Portal Modelo não tem nenhum custo para a Câmara e nem para os cofres públicos do município.

Além do visual mais moderno e ágil, o novo portal da Câmara de Osasco traz uma grande novidade. A partir de agora, os cidadãos poderão consultar a íntegra dos projetos que estão em tramitação para serem (ou não) discutidos em plenário, bem como requerimentos, moções e indicações.

Além disso, também poderão ser acessados todos os outros documentos legislativos que deram entrada na secretaria da Câmara, desde o ano de 1997.

Para isso, basta clicar no link "Pesquisa de Projetos", na parte inferior da página principal do portal.

Outra importante ferramenta é o Portal da Transparência, que já vinha sendo disponibilizado desde 2011, no antigo site da Câmara. Administrado pelo setor de Contabilidade da Casa, o Portal da Transparência possibilita o acesso do cidadão aos resultados da Gestão da Câmara, incluindo em seu conteúdo os balanços do Legislativo, receitas, despesas e orçamentos.

Em breve, o novo Portal da Câmara terá também o serviço de ouvidoria, em que o cidadão poderá cadastrar suas reclamações, solicitações e sugestões e obterá uma resposta, o que irá auxiliar na comunicação da Casa com toda a comunidade.

"Tenho certeza que com o Portal Modelo a Câmara vai promover maior transparência, divulgação e o aumento da participação da comunidade nos processos legislativos”, declarou o vereador Toniolo, na tribuna.

O portal da Câmara também ganha novo endereço: www.osasco.sp.leg.br. A medida visa atender à padronização criada pelo Interlegis, que distingue os sites dos governos municipais, estaduais, distrital e federais, dos órgãos legislativos.

Cartilha

Entender como trabalha o Poder Legislativo de Osasco, contar a história da Câmara e da cidade, bem como informar sobre os serviços da cidade é o foco da cartilha Conhecendo o Legislativo, que chega à sua 5ª edição.

O lançamento também foi feito pelo presidevereador Toniolo, presidente da Câmara de Osasco, durante a 37ª Sessão Ordinária de 2013, realizada nesta quinta-feira, 1º/08.

A cartilha tem 40 páginas e está disponível nas versões impressa e eletrônica. A primeira será distribuída aos cidadãos que visitarem a Câmara. A ideia, também, é de presentear os alunos que excursionam até a Câmara, além de homenageados, membros de comitivas e demais visitantes ilustres. Sua tiragem inicial é de 3000 exemplares.

Já a versão eletrônica da cartilha está disponível a todos os cidadãos no portal da Câmara na Internet. Ela pode ser visualizada e impressa pelo link www.osasco.sp.leg.br/cartilha-conhecendo-o-legislativo.

Conteúdo

“Conhecendo o Legislativo” contém informações e imagens da estrutura física e de serviços que a Câmara de Osasco oferece; esclarece todo o Processo Legislativo; mostra quais as funções de um vereador e o trâmite para que um projeto se transforme em lei; traz contatos dos vereadores, telefones úteis e o Calendário Oficial da Cidade.

Há ainda importantes informações sobre a cidade de Osasco, ideais para a rede de ensino e interessados em geral. “Contamos brevemente a história da cidade, fornecemos dados sobre seus aspectos físicos, além de uma aula de civismo, ao falarmos sobre os Símbolos Municipais”, revela o vereador Toniolo, presidente da Câmara. “Nem o Hino Oficial de Osasco ficou de fora. Como pouca gente ainda o conhece, ganhou destaque na contra-capa da cartilha”, disse.

Para Toniolo, “queremos que a população e, especialmente as crianças, aprendam como funciona a Câmara e que saibam como acompanhar os trabalhos dos vereadores. Sugerir, fiscalizar e cobrar ações são atos dignos da Democracia”.