Câmara Municipal homenageia professor de artes marciais com Cartão de Prata

por COMUNICAÇÃO — publicado 10/10/2022 10h25, última modificação 10/10/2022 15h23
Leandro Ferreira desenvolve trabalho esportivo e social na Vila dos Remédios

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

Na noite desta sexta-feira (07) a Câmara Municipal de Osasco homenageou com Cartão de Prata o professor de artes marciais Leandro Ferreira. Conhecido como Buru, ele é proprietário de uma academia na Vila dos Remédios.

A iniciativa partiu do vereador Émerson Osasco (Rede). Na justificativa do Projeto de Lei para concessão do Cartão de Prata, o parlamentar citou o trabalho esportivo e social desenvolvido por Ferreira há mais de duas décadas na cidade.

Ferreira também é policial civil e Sandro Carvalho, um de seus colegas na Polícia Civil, falou sobre o professor na tribuna. “Osasco é a cidade onde nasci, cresci e atuo como policial. Ferreira é como um familiar para mim, exemplo de bom profissional da segurança pública. Seu trabalho como professor de artes marciais afasta as crianças da criminalidade”, destacou Carvalho.

Roger Rô, parceiro comercial e também aluno de Ferreira, falou sobre o início de sua trajetória nas artes marciais: “Tive o prazer de conhecer o Buru em 2010 e iniciamos uma parceria comercial. Mas, acabei virando aluno dele. Muita gente acha que muay thai é só pancadaria, mas no ringue aprendemos a trabalhar duro, a ter foco e disciplina”, explicou.

Outro aluno de Buru, Elvis Lennon relatou como o professor foi importante para superar dificuldades surgidas na pandemia da Covid-19: “Tive problemas na pandemia e o Buru prestou ajuda fundamental. Ele é mais que um professor, é um cuidador de vidas. Ele não se preocupa apenas com o treino, é alguém que orienta os alunos”, ressaltou Lennon.

Érika Carreteiro, professora de muay thai e esposa de Ferreira, deu um depoimento emocionado: “Quero agradecer por tudo de bom que ele faz pelas pessoas. O muay thai me ajudou a vencer a depressão. Tive 3 lutas na carreira e hoje sou professora de artes marciais. Conheci o Leandro por meio da luta e hoje estamos casados”.

Carlos Henrique Silva, colega do professor, declarou que “a palavra que define o Buru é empatia". De acordo com Silva, “muitos dos ensinamentos dele não aprendi com palavras, mas com as atitudes dele. São lições que vão além das artes marciais. Acompanhei a trajetória do Buru desde quando a escola era sediada na garagem da casa dele”.

O proponente da honraria, Emerson Osasco, também é aluno de Buru. Na academia, o vereador é conhecido pela alcunha de Gavião: “A gente é super durão, mas quando a gente fala dele, é difícil segurar as lágrimas. Ele me treinou e me preparou para a minha primeira luta. Muita gente se preocupa com dinheiro, poucos se preocupam com as pessoas”.

Ao final da cerimônia, foi a vez do homenageado ocupar a tribubna. “Muito orgulho de estar aqui. Conheci o muay thai aos 22 anos e as artes marciais ficaram minha vida. Trabalhava de dia e dava aula de muay thai à noite. Assim começou a academia, que hoje ajuda muitos jovens osasquenses a praticar esportes e evitar a criminalidade.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO