Câmara participa da assinatura da Declaração de Veneza - Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis

por Divisão de Comunicação publicado 24/08/2023 17h35, última modificação 29/08/2023 11h12
O termo assegura que o município invista mais em políticas públicas de apoio à famílias vulneráveis

Prefeito Rogério Lins discursa durante evento de assinatura

O prefeito Rogério Lins assinou na manhã da última quarta-feira, dia 23, a Declaração de Veneza, que inclui Osasco no projeto internacional de cidades inclusivas.

Essa é uma iniciativa da Federação Internacional para o Desenvolvimento das Famílias, uma organização que possui assento no Conselho Econômico e Social da ONU, acolhida pela cidade de Osasco através da Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar do município.

O evento teve a presença do prefeito Rogério Lins (Podemos), secretários municipais e a Câmara de Osasco foi representada pelos vereadores Josias da Juco (PSD) e Juliana AtivOz (PSOL).

A Declaração de Veneza é uma rede internacional de cidades que, por meio da assinatura da Declaração, expressa o compromisso em construir e compartilhar políticas mais acolhedoras para as famílias.

Para o vereador Josias da Juco, a assinatura da Declaração significa um grande passo para o município. “Embora seja uma secretaria nova, essa pasta tem feito um trabalho espetacular, incluindo Osasco em programas que beneficiam as nossas famílias”, disse.

O secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar de Osasco, Marcelo Couto Dias, afirmou que a Câmara Municipal tem apoiado iniciativas importantes para o desenvolvimento de Osasco. “Um ambiente familiar precisa de políticas públicas eficazes que cheguem no cidadão, de forma que possam viver bem e com mais qualidade de vida”, afirmou.

A vereadora Juliana da AtivOz declarou que o município precisa intensificar os programas de inclusão de famílias em situação de rua, LGBTs e mães solos em programas do governo municipal. “Essas famílias precisam de um olhar acolhedor do Governo e um plano especial de inclusão. Estamos otimistas para que essas famílias sejam beneficiadas e ainda mais respeitadas em Osasco”, disse a vereadora.

No projeto internacional de cidades inclusivas, assegurar que as cidades sejam inclusivas, inclui segurança, resiliência e sustentabilidade, por meio da coordenação efetiva de políticas e decisões de investimento nas áreas de habitação, novas tecnologias, educação, saúde, segurança, ar limpo, transporte, acessibilidade, lazer e turismo e apoio às famílias vulneráveis.

MULTIMÍDIA ► REPORTAGEM