Câmara prestigia 1º Encontro de Lideranças Comunitárias de Osasco

por COMUNICAÇÃO — publicado 18/08/2022 15h35, última modificação 19/08/2022 13h44
Ação, realizada na Sala Osasco, foi promovida pelo 14º Batalhão da Polícia Metropolitana

Texto e fotos: Ana Luisa Rodrigues.

Na noite desta quarta-feira (17), na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, a Sala Osasco, o 14º Batalhão da Polícia Metropolitana realizou o 1º Encontro de Lideranças Comunitárias de Osasco, que contou com a presença de tutores do Programa Vizinhança Solidária, autoridades e membros das forças de segurança.

Para a comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Eunice Rosa Godinho, entusiasta do Programa Vizinhança Solidária, “a comunidade são os olhos da polícia quando não estamos por perto. A comunidade é muito importante para o sucesso desse programa”, declarou. Segundo ela, é estatístico que o Programa Vizinhança Solidária reduz os índices de criminalidade, principalmente quando seus membros são ativos na participação.

Em Osasco, o Programa Vizinhança Solidária (PVS) está em vigor em Osasco desde 2019, com a publicação da lei nº 5014/2019, de autoria do vereador Josias da Juco, presidente da Frente Parlamentar da Segurança.

Autor do livro "Vizinhança Solidária – Instrumento de Prevenção Social", o coronel Temístocles Telmo Ferreira Araújo alertou que qualquer cidadão pode ser vítima da criminalidade e não há, em São Paulo ou na região Metropolitana, um Comando sem o Programa. “Ouso dizer que o PVS é a maior ferramenta em desenvolvimento de polícia comunitária. O programa são os olhos da polícia na comunidade”, afirmou Araújo.

O papel do Programa de Vizinhança Solidária no combate à criminalidade tem sido importante para sociedade. De acordo com dados apresentados pela tenente-coronel, Osasco tem um dos menores índices de homicídios do país, com 3,5 a cada mil pessoas — abaixo da média nacional, que fica em torno dos 18/1000. “Nossos números mostram o trabalho eficiente que está sendo desenvolvido na cidade”, afirmou Eunice Godinho, ao citar alguns dados sobre a criminalidade na cidade.

Em Osasco, a Polícia Militar tem apoio dos membros do Conseg, dos tutores do Programa Vizinhança Solidária, do Programa Vigia Osasco, da Guarda Civil Municipal, entre outros membros das forças de segurança.

Estiveram presentes no evento: Dr. Edgar Nagy, advogado, Vice Presidente CONSEG Sudeste, tutor e apoiador do Programa Vizinhança Solidária, Capitão PM Paulo Cesar Sanchez, Comandante da 2ªCia, Capitã PM Eliane Oliveira Renó Manhani, Comandante da 1ªCia, Capitão PM Aislan Eloy de Souza Cleto, Comandante da Força Tática, Capitão PM Marcos Vinicius de Mello, Comandante da 3ªCia, Capitão PM Daniel Ribeiro Juvino, Comandante da 4ªCia, Capitão PM David Marques, Comandante da 5ªCia.