Câmara prestigia I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

por Divisão de Comunicação publicado 25/10/2023 10h32, última modificação 25/10/2023 10h32
Parlamentares participaram do evento que promoveu amplo debate sobre o tema

Por Ana Rodrigues

A Câmara Municipal de Osasco, através da Comissão Permanente do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e das Pessoas com Deficiência, presidida pelo vereador Ralfi Silva (Republicanos), participou da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada nesta terça-feira (24), no Centro de Formação do Professorado, em Osasco.

O evento, organizado pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Osasco (SEPCD) e pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Osasco (COMPED), chamou a atenção do público pelo amplo debate promovido em cinco eixos de discussão.

“Nós temos muito o que avançar, existem políticas que ainda não aconteceram que precisam ser implementadas, mas entendemos que alguns passos já foram dados. A inclusão veio para ficar”, ressaltou Salomão Júnior, secretário executivo da Pessoa com Deficiência.

O tema da conferência, estabelecido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, levantou assuntos relevantes discutidos por especialistas como a defensora pública Renata Tibiriçá e da vice-presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Ariani Queiroz Sá.

“Essa Iniciativa e a participação massiva das pessoas mostra o quando a cidade valoriza as políticas públicas para as pessoas com deficiência, a Secretaria Executiva está de parabéns pela qualidade dos debates”, comentou Ralfi Silva.

Além de Ralfi Silva, também prestigiaram a Conferência, Cristiane Celegato (Republicanos), Laércio Mendonça (PSD), Marcio da Lan (Avante) e Juliana da AtivOz (PSOL).

Os vereadores ressaltaram e elogiaram o trabalho da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência e destacaram o papel da Câmara no desenvolvimento das políticas públicas para as pessoas com deficiência.

“A Câmara tem um papel fundamental no desenvolvimento de projetos que assegurem os direitos das pessoas com deficiência”, destacou Laércio Mendonça.

Cristiane Celegato abordou a questão de forma humanitária, ao afirmar que as pessoas devem ser empáticas umas com as outras e que “quando falamos de direitos, falamos de direitos para todos”. Já Juliana da AtivOz ressaltou que o trabalho tem de ser, obrigatoriamente, intersecretarial, para que todos os aspectos dos direitos das pessoas com deficiência sejam atendidos. E Marcio da Lan destacou a necessidade de maior entendimento das questões relativas às minorias e às pessoas com deficiência. “Esse trabalho é feito com maestria pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência. Eventos como estes trazem mais eficiência no desenvolvimento dos projetos”, disse o parlamentar.

registrado em: