Câmara promove noite de gala para o Prêmio Mulher de Destaque

por Divisão de Comunicação publicado 11/03/2024 11h50, última modificação 15/03/2024 10h19
No Dia Internacional da Mulher, 21 mulheres foram homenageadas pelos vereadores de Osasco

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

Na noite da última sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal realizou, no Teatro Municipal Glória Giglio, uma noite de gala para homenagear 21 mulheres no Prêmio Mulher de Destaque.

Criado por meio da Resolução nº 9/2016, o Prêmio reconhece a importância da atuação feminina em todos os segmentos da sociedade. As mulheres homenageadas foram indicadas pelos vereadores e apresentadas por meio de Projeto de Decreto Legislativo, com aprovação em plenário.

Na noite da premiação, a Mesa Diretora foi composta pelas vereadoras Cristiane Celegato (REPUBLICANOS), Elsa Oliveira (PODE), Ana Paula Rossi (PL), Juliana da AtivOZ (PSOL) e Lúcia da Saúde (PODE), além da vice-prefeita, Ana Maria Rossi.

Presidente da Mesa dos Trabalhos, Cristiane Celegato apontou dados sobre feminicídio. "Os dados apresentados recentemente mostram dados graves sobre feminicídio no Brasil e nós precisamos nos unir para reduzirmos esses números", disse a parlamentar. Ela também parabenizou e elogiou as mulheres homenageadas na premiação.

Juliana da AtivOZ ressaltou que além de homenagens, o dia 8 de março é um retrato da luta das mulheres.

“Esse mês retrata a luta das mulheres por mais espaço e nós só estamos aqui porque muitas passaram antes de nós, muitas lutaram e até morreram para que nós pudéssemos ter direitos. Nós, mulheres, estamos avançando, porém, ainda existe muita coisa para lutarmos e alcançarmos. Esse é um espaço de poder que cada uma de nós pode alcançar”, ressalta a parlamentar.

Ana Paula Rossi aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de Carmônio Bastos (PODE), presidente da Câmara, pela realização da solenidade e reforçou o valor das cinco mulheres vereadoras que fortalecem as políticas públicas.

“Nós não temos nenhuma questão partidária que esteja acima das políticas públicas para mulheres, nós nos apoiamos e nos valorizamos”, destacou a parlamentar, que apontou haver ainda muito a se conquistar. “Ainda temos muito o que fazer pelas mulheres para, de fato, garantir proteção e direitos”.

Elsa Oliveira comentou a importância do evento para dar visibilidade ao trabalho e a luta das mulheres na sociedade.

“É um momento muito especial para nós, em proporcionar esse momento de visibilidade, de promover o trabalho dessas mulheres que, às vezes, não têm oportunidade de mostrar suas histórias”, evidenciou Elsa Oliveira, ao falar sobre o papel das organizações e entidades sociais administradas por mulheres.

Lúcia da Saúde, por sua vez, parabenizou especialmente a todas as homenageadas da noite. “Todas são incansáveis, multiplicadoras e fundamentais em nossa sociedade. Parabéns a cada uma de vocês”, disse a vereadora.

A vice-prefeita, Ana Maria Rossi, contou um pouco de sua história e das relações que fez desde quando era ainda criança. “Hoje eu sou vice-prefeita, meu marido foi prefeito quando eu ainda era muito jovem. Eu estudei aqui, fui operária aqui em Osasco e nunca sonhei que um dia eu seria primeira-dama em Osasco. Podem até achar que não seremos nada, mas a gente se transforma e fazemos coisas que nunca imaginamos. Não tem idade, não tem tempo, não tem preparação, a gente pode ser o que nós quisermos”, declarou Ana Maria Rossi ao estimular as mulheres a conquistarem seus sonhos.

O único vereador a fazer uso da palavra foi o presidente da Câmara, Carmônio Bastos (PODE), que, ao usar a Tribuna, parabenizou todas as mulheres.

“Parabéns a todas as mulheres presentes aqui. Falando em nome de todos os vereadores, neste momento eu tenho a felicidade de ser presidente em uma legislatura que conta com cinco mulheres, guerreiras, batalhadoras, cada uma com sua luta, com suas ideologias, mas todas trabalhando incansavelmente pelo bem da cidade”.

As mulheres reconhecidas pelo seu desempenho em 2024 foram:

Dra. Vanessa de Souza Silva (indicada pelo vereador Carmônio Bastos)
Kátia Maria Pereira dos Santos Ribeiro (indicada pela vereadora Cristiane Celegato)
Maria Lurdes Ana de Jesus Silva (indicada pelo vereador Adauto Tô Tô)
Dra. Vanessa de Souza Silva (indicada pelo vereador Carmônio Bastos)
Maria Lurdes Ana de Jesus Silva (indicada pelo vereador Adauto Tô Tô)
Cristiane Martins Marques Felinto (indicada pela vereadora Ana Paula Rossi)
Raquel Teresina Dias (indicada pelo vereador Batista Comunidade)
Dra. Jeanette Masutti Massa (indicada pelo vereador Délbio Teruel)
Lilian Lorem Pereira da Silva (indicada pela vereadora Elsa Oliveira)
Isa Isaac Silva (indicada pelo vereador Emerson Osasco)
Priscila Estefânia de Souza Bonassa Ruiz (indicada pelo vereador Fábio Chirinhan)