Câmara reconhece atuação de profissional da rede municipal de saúde

por Divisão de Comunicação publicado 01/04/2024 12h15, última modificação 03/04/2024 08h07
Antônio César dos Santos recebeu Medalha Raposo Tavares e Diploma Cidade de Osasco

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

O diretor-geral de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Osasco, Antônio César dos Santos, o popular César, recebeu, na última quarta-feira (27), a Medalha Antônio Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco, durante Sessão Solene promovida pelo Poder Legislativo Municipal.

A vereadora Lúcia da Saúde (PODEMOS) propôs a homenagem como forma de reconhecer a atuação do enfermeiro, que se destacou na rede privada, atuou como professor e, desde 2015, atua na rede pública de saúde.

O profissional é hoje reconhecido pela dedicação, profissionalismo e competência na gestão à frente do setor de Urgência e Emergência do município, que compreende os prontos-socorros, UPAS, Hospital Municipal Antônio Giglio e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e reúne cerca de 1,5 mil servidores.

“A gente dá o que tem no coração e o César me mostrou isso. Parabéns por ser esse exemplo. Quem está ganhando esse prêmio somos nós, de Osasco, porque você é brilhante”, disse a parlamentar.

Emocionado, César atribuiu o reconhecimento do Legislativo à equipe de colaboradores, gestores e diretores que atuam com ele na área de Urgência e Emergência e aos responsáveis pela Secretaria de Saúde, nas pessoas do secretário Fernando Machado e da secretária-adjunta, Suzete Franco.

“Estou muito emocionado, muito feliz. Só Deus sabe o quanto a gente trabalha, se dedica, resolve e facilita o acesso das pessoas. A gente está aí para isso. Mais uma vez, muito obrigado”, declarou César.

Emoção e Carinho

A emoção e o carinho dos amigos, familiares e colegas de trabalho de César foram os pontos altos da Sessão Solene.

Um vídeo mostrando a trajetória do homenageado abriu a solenidade e, logo após, teve início a participação dos convidados na Tribuna.

A cada um dos 12 depoimentos, declarações de carinho, lágrimas de emoção e palavras de gratidão descreviam a relação dessas pessoas com César.

A médica legista Marília de Deus Dias Vieira, do SVO, falou da relação de amizade e companheirismo com o colega, com quem trabalhou no antigo Hospital Montreal.

"Conheço o César há mais de 25 anos. Passamos por vários serviços de saúde aqui em Osasco. É uma pessoa séria, competente, extremamente humana, tem um coração gigante”.

Gerente do Pronto-Socorro do Jardim D´Abril, Marcos Paulo Machado atribuiu a melhoria do atendimento na rede pública ao trabalho incansável do colega. “Se existe uma rede, se existe saúde no município e o que nós estamos fazendo hoje é pela sua existência”.

Bruna Corredor, que gerencia o PS do Jd. Pestana, decidiu estudar enfermagem por causa do homenageado. “Conheci o César quando eu tinha 15 anos, como familiar de paciente. A todo momento sempre nos amparou e, naquele momento, já era uma inspiração”, recorda.

Representando o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, o médico e assessor de gabinete, Roberto Fukuda, falou das qualidades de César como profissional e ser humano. “Temos muito orgulho em tê-lo na equipe e enaltecemos a sua importância para o nosso propósito de fazer saúde com qualidade, com tratamento humanizado e com acolhimento”.

O médico da rede pública do município, James Willame Barbosa, falou da alegria em trabalhar com César. “Ter um maestro como o César, orquestrando tudo da Urgência e Emergência é mágico”.

“Aprendi muito com esse menino. Um diretor comprometido, incansável. Seu legado é testemunho vivo do impacto positivo que o indivíduo pode ter na vida dos outros”, declarou a diretora-técnica do Departamento de Atenção e Urgência e Emergência, Aparecida Avelar.

A irmã Viviane, a prima Sueli e o companheiro Rafael destacaram o lado humano de César não apenas na família, como no acolhimento ao próximo. “Tenho muito orgulho do ser humano, do filho, do irmão, do primo, do tio, do pai que ele se tornou. Orgulho, amor e gratidão”, concluiu.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO