"Câmara Vai à Escola e Escola Vai à Câmara" recebe estudantes secundaristas

por Comunicação — publicado 16/05/2022 14h25, última modificação 19/05/2022 15h06
Programa da Câmara Municipal tem objetivo receber alunos uma vez por semana para apresentar a rotina dos trabalhos

Por Ana Luisa Rodrigues

Autor da Resolução que implantou o programa “A Câmara vai à Escola e a Escola vai à Câmara”, que prevê visitas de estudantes na Câmara Municipal de Osasco e de vereadores nas escolas do Município, o vereador Josias da Juco (PSD) celebrou o interesse das escolas em acompanhar o dia a Dia do Legislativo.

“É sempre com muita satisfação que recebo os estudantes na Câmara. E, é um exercício de cidadania e uma oportunidade que eles têm de se aproximar do poder legislativo”, comentou o parlamentar ao receber os alunos da Escola Estadual Francisca Lisboa Peralta, do Jardim Elvira, na manhã desta sexta-feira (13).

Além de conhecerem os Gabinetes e repartições da Câmara Municipal os estudantes, orientados pelo assessor legislativo, Paulo Bin, simularam a realização de uma Sessão Ordinária, com direito a votação de projeto.

Catarina de Souza Baldivia, 15 anos, foi eleita para presidir a sessão e achou a experiência difícil. “Estava muito nervosa com todo mundo olhando, e é difícil seguir todo o ritual. Mesmo assim, a experiência foi muito legal”, falou a estudante. Se alguns gostaram da experiência, mas nem pensam em seguir carreira pública, para outros a possibilidade de entrar para a política não é tão assustadora. Oscar Alexander comentou que talvez um dia possa ocupar uma das cadeiras no legislativo. “É importante para gente conhecer como funciona a Câmara e quem sabe um dia estar aqui para mudar a vida das pessoas”, esclareceu o estudante.

Responsável por acompanhar os alunos na visita, a professora Milena Sousa, se surpreendeu com o interesse dos alunos na atividade. “Mostrei um vídeo para o pessoal da escola e eles acharam incrível como os alunos se entregaram a experiência. A maioria nem sabia onde ficava a Câmara Municipal e nem sabe qual o papel do Legislativo. E poder contribuir para a formação deles como cidadãos comprometidos é muito bom”, afirmou Milena ao contar que um dos alunos que participou ativamente da programação no Plenário Tiradentes, além de muito tímido, tem muita dificuldade de se socializar e interagir nesses tipos de atividade. “Fiquei tão feliz de vê-lo participando e interagindo. Não imaginava essa reação dos alunos. E ajudou muito a forma como fomos recebidos pela Câmara”, falou Milena ao agradecer a oportunidade.

A Câmara Municipal deve receber estudantes de outras escolas nos próximos dias e avalia a possibilidade de preparar um material específico para as visitas dos adolescentes.

“Precisamos nos adaptar à linguagem deles para que possamos estreitar a relação entre o legislativo e os estudantes”, declarou a diretora de Relações Institucionais, Marlene Motta.

Os vereadores Joel Nunes (Republicanos), Batista Comunidade (Avante) e Adauto (PDT) acompanharam um pouco da atividade. Adauto aproveitou para explicar aos estudantes que a Câmara Municipal tem canais de comunicação e que eles podem participar mais do dia a dia da Câmara.

“Vocês estão no caminho certo em conhecer como funciona o Legislativo. E saibam que vocês podem saber tudo o que acontece pelo site da Câmara e pelas redes sociais. Vocês são jovens e podem nos ajudar a transformar o presente”, concluiu Adauto.