Coach aborda aspectos da Inteligência Emocional em palestra na Câmara

por Divisão de Comunicação publicado 12/04/2023 19h40, última modificação 20/04/2023 12h41
Carol Sousa palestrou sobre como as emoções afetam nossas decisões
Coach aborda aspectos da Inteligência Emocional em palestra na Câmara

Coach Carol Sousa

Por Charles Nizs. Fotos: Ricardo Migliorini.

Na tarde desta quarta (12), a Câmara Municipal de Osasco recebeu a psicóloga e coach Carol Sousa para falar sobre inteligência emocional. O Plenário Especial foi organizado pela vereadora Lúcia da Saúde (Podemos).

Lúcia justificou a iniciativa dizendo como esse tema tem sido muito debatido nos últimos anos: “De 10 ou 20 anos para cá, cada vez mais a sociedade tem discutido a saúde mental e como isso impacta na nossa vida e na sociedade como um todo”.

De acordo com a especialista, “Inteligência emocional é reconhecer emoções e associá-las ao pensamento”. Carol explicou a ligação entre emoções, pensamentos e nosso cotidiano: “Sentimentos geram meus pensamentos e pensamentos geram decisões”, disse ela.

Segundo Carol, o primeiro passo para o desenvolvimento da Inteligência Emocional é saber quem somos: “90% das nossas ações são baseadas em emoções que estão no nosso inconsciente, geradas por traumas, pela educação recebida e muitas coisas fora do nosso controle”, continuou a coach.

Porém, disse a psicóloga, é possível brecar esse ciclo e não ser mais controlado pelas emoções. “Buscar terapia, fazer exercícios e ter ligação com o transcendente - mesmo que isso não seja vinculado a alguma religião - ajudam nesse processo de controle das emoções”, explicou Carol.

“A maioria das pessoas sofre de dependência emocional por não se conhecer direito. O desenvolvimento da autoestima, única coisa capaz de romper essa dependência emocional depende da pessoa, leva tempo e acontece de dentro para fora”, argumentou ela.

Ela pediu que a plateia pensasse em três pessoas que gostassem: “Reparem que ninguém pensou em si mesmo como uma pessoa que ama. Esse simples exercício mostra como precisamos desenvolver amor-próprio”, encerrou Carol.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO | REPORTAGEM

registrado em: