Conselho Tutelar de Osasco presta contas dos serviços realizados

Audiência Pública aconteceu no Plenário Tiradentes da Câmara

09/06/17

Da Assessoria de Comunicação

Na tarde da última quarta-feira (07), a Comissão da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher, juntamente com os Vereadores osasquenses receberam os representantes do Conselho Tutelar da cidade de Osasco, durante Audiência Pública. O encontro deveu-se à realização de prestação de contas dos serviços referentes ao período que vai de janeiro de 2016 a maio de 2017.

O evento contou com a presença de munícipes; representantes do Legislativo e CDMCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; Conselheiros tutelares das três regiões da cidade, além da Vice-Prefeita Ana Maria Rossi e a chefe de gabinete do Prefeito Rogério Lins, Elsa Oliveira.

Para prestar contas, subiram à tribuna Conselheiros Tutelares. O primeiro foi Juvêncio Assis, representando o Conselho Tutelar Sul. Em seguida, Rafael Comerce, do Conselho Norte e, por fim, o Conselheiro Márcio Silva, representando o Conselho Tutelar Centro. Todos eles fizeram apontamentos a respeito dos casos de violações atendidos pelos órgãos tutelares: violação da vida e saúde; da convivência familiar e comunitária; da cultura, esporte e lazer; da proteção ao trabalho e profissionalização, e do respeito e dignidade.

Após os detalhamentos das ocorrências, os Conselheiros passaram a responder perguntas  vindas do público. A primeira delas tratou sobre a parceria entre os Conselhos Tutelares e as escolas do município e as ações combativas à violência contra crianças e adolescentes.

“Temos uma grande parceria entre as escolas municipais e estaduais. Participamos da formação da escola na GCM e trabalhamos junto com o inspetor Orivan, que tem 5 carros que fazem a ronda escolar”, explicou. E continuou. “Precisamos aumentar essas parcerias e já temos contatos avançados com as secretarias, principalmente a Secretaria da Educação”, encerrou Juvêncio Assis, Conselheiro Tutelar.

A segunda pergunta: qual a solução para ajudar uma criança em que os pais encontram-se desempregados?

“O Conselho Tutelar, ao atender as crianças, precisa saber se há um direito violado e quem é o violador. Após isso, os Conselheiros fazem as ações que lhe são compatíveis. Quanto ao desemprego do pai dessa criança, a responsabilidade é do poder público”, explicou o Conselheiro Tutelar Rafael Comerce.

Outra pergunta diz respeito ao público em abandono escolar e as ações realizadas pelo Conselho Tutelar.

A responsabilidade de responder à questão ficou por conta do Conselheiro Márcio Silva. “O Conselho Tutelar tem por praxe notificar as famílias, conversar com a criança e com o adolescente e explicar a importância de permanecer na escola, além de aplicar os termos de advertência à familia”, falou.

Por fim, a última pergunta, ainda em relação ao abandono escolar. O munícipe perguntou se há a possibilidade de realizar-se um trabalho conjunto com o programa Bolsa Família. Márcio Silva respondeu que o Conselho Tutelar “pretende criar um sistema integrado com todos os órgãos de representação social e as Secretarias municipais. Estamos abertos às propostas de parceria”.

No encerramento, Josias da Juco (PSD) propôs para que as resoluções e os questionamentos apresentados na Audiência Pública sejam analisados pelos Vereadores  e encaminhados ao Poder Executivo.

Abaixo, a galeria de fotos e o vídeo do Evento na íntegra, gravado pela TV Câmara Osasco: