Dengue e apoio em velórios são temas discutidos em moções

por Divisão de Comunicação publicado 10/04/2024 07h50, última modificação 11/04/2024 14h14
Epidemia da doença e acolhimento em velórios motivaram debate
Dengue e apoio em velórios são temas discutidos em moções

Levi Nantess: atividades sobre dengue para jovens e melhor acolhimento a pessoas em luto nos velórios e cemitérios.

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

Durante a 18ª Sessão Ordinária de 2024, realizada na tarde desta terça-feira (09), o Plenário aprovou as Moções de Apelo 127/2024 e 131/2024. Ambas as proposições são de autoria do vereador Levi Nantess (PDT), recém empossado.

A primeira das moções enfatizou a importância da conscientização de crianças e adolescentes na prevenção à dengue. Na proposta, o vereador explica como atividades lúdicas (brincadeiras, jogos e gincanas) podem facilitar esse aprendizado.

“Certamente há várias intervenções nesse sentido, mas num cenário de 1200 mortes e três milhões de casos, passamos muito do nível da epidemia. Lembro de participar de gincanas na escola e isso motivava os alunos a se envolverem com temas relevantes”, disse o vereador, ao justificar a moção.

Já a Moção 131/2024 tratou da proposta de reciclagem de funcionários de velórios e cemitérios municipais para prestar acolhimento psicológico e orientações técnicas aos familiares enlutados.

“Minha observação é para que haja mais cuidado com os parentes já enlutados. A ideia é evitar comportamentos nocivos para cidadãos já fragilizados. Assim, uma reciclagem com profissionais de velórios para confortar os parentes nessa hora tão difícil”, explicou o parlamentar do PDT.

MULTIMÍDIA | 18ª Sessão Ordinária ► FOTOS | VÍDEO