Departamento de Bem-Estar Animal vai virar secretaria executiva

por Divisão de Comunicação publicado 07/03/2024 10h55, última modificação 08/03/2024 17h19
Objetivo é fortalecer políticas públicas de proteção animal no município

Por Deniele Simões

O Departamento de Proteção da Fauna e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Osasco, que tem entre suas atribuições o desenvolvimento das políticas públicas de proteção animal na cidade, terá status de secretaria.

É que a Câmara de Osasco aprovou nesta quinta-feira (8), em 2ª Discusão, o Projeto de Lei Complementar 18/2023, que disciplina e estabelece a arquitetura organizacional e administrativa da Prefeitura de Osasco. De iniciativa do prefeito Rogério Lins (PODEMOS), o projeto prevê, também, a criação da Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal, atualmente subordinada à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Na justificativa do projeto, Lins explica que a criação da pasta deverá impulsionar iniciativas de educação ambiental, conscientização e sensibilização da população sobre o respeito aos animais. A expectativa é de fortalecer os programas já existentes, como adoção responsável, castração animal, fiscalização aos maus tratos e hospitais veterinários.

No projeto, o prefeito também explica que a mudança converge com as normas federais e estaduais de combate à crueldade animal, promoção do controle populacional responsável, assim como o estímulo ao convívio harmônico entre seres humanos e animais.

“A criação da secretaria posicionará Osasco como um ente municipal progressista e consciente de suas obrigações em prol da proteção animal e do bem-estar coletivo”, justificou.

Defensor da causa animal, o vereador Ralfi Silva (REPUBLICANOS) justificou o voto favorável ao projeto e disse acreditar que a medida é positiva para as ações de proteção animal. “É mais um salto que a proteção animal dá na nossa cidade”.

Aprovado em plenário em duas votações, o Projeto de Lei segue agora para sanção do prefeito Rogério Lins.