Desfile de 7 de Setembro de Osasco destaca ações para construção do amanhã

por osa — publicado 08/09/2016 14h08, última modificação 04/01/2018 11h34

08/09/2016

Osasco transformou a Avenida dos Autonomistas em um gigante cenário, que recebeu mais de 10 mil alunos da rede municipal, no Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro. Sob o tema “Juntos Construindo o Amanhã”, os participantes deram um aula de amor, paz, respeito, gentileza, felicidade, sucesso, bondade, esperança, sustentabilidade e união entre os povos, palavras que fortalecem o sonho daqueles que pensam em construir o amanhã. O desfile é promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação.

Após o hasteamento das bandeiras em frente a Câmara Municipal e dado início ao protocolo militar, em um veículo oficial do Exército Brasileiro, o major Balbino, da 5ª Bateria de Artilharia Antiaérea Leve; o major do 4º BIL, Eduardo Martins e o tenente coronel José Antônio Melim, do 14º Batalhão da Polícia Militar, passaram em revista a tropa.

Os primeiros a ocuparem a avenida foram os representantes do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Depois, foi a vez do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil (que trouxe para o desfile cães utilizados em salvamentos). Passaram ainda a Juventude Cívica de Osasco (Juco), os Anjos da Guarda e a Ordem dos Emancipadores de Osasco.

No mesmo ritmo, chegou a vez de mais de 10 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares que abrilhantaram o desfile com a apresentação das principais ações e comportamento humano, que são fundamentais para construção do amanhã, conforme sugerido no tema do desfile.

Por meio do teatro e da música, as crianças foram ensinando ao público os bons atos alimentares, as ações de preservação do meio ambiente, como a reciclagem e o reaproveitamento de embalagens, até a carona solidaria foi tema para combater a poluição. Desmatamentos e queimadas, assim como o contrabando de animais silvestre, foram exibidos com repúdio, ações praticadas pelo homem que desfavorecem o futuro do mundo.

Os alunos também espalharam e contaminaram o público que lotou a avenida com gestos de paz, gentileza, felicidade, bondade, esperança e união entre os povos. Eles ainda reforçaram as lutas contra o racismo e quebra do preconceito. Outro tema que chamou a a tenção foi o respeito à diversidade, valorizando a inclusão social. Ações de combate às drogas também ganharam espaço, assim como a preservação do meio ambiente.

"Este ano trabalhamos um tema mais humano. Vimos aqui o resultado de três meses de trabalho que aconteceu em toda a nossa rede de ensino. Participo dos desfile há 30 anos, mas hoje, como Secretária de Educação a emoção foi muito maior”, disse Solange Cristina Silva.

Na sequência, entidades não governamentais se apresentaram, trazendo para o desfile práticas esportivas e de convivência social. Os veículos “Off Road” (fora de estrada) também cruzaram a avenida, conduzidos pelos jipeiros do Clube Comando Oeste. A União Fusca Clube, Associação dos Opalas, Osasco ORRA Association Rat Rod e os motoclubes da cidade Abutr’es, Corvos e o Clube Superbike fecharam a solenidade, chamando a atenção de todos os presentes com o ronco dos motores de suas arrojadas motocicletas.

Com SECOM - PMO

Fotos: Ivan Cruz