Dia da Consciência Negra é comemorado na Câmara de Osasco

por osa — publicado 23/11/2015 11h50, última modificação 04/01/2018 11h34

23/11/2015

O Dia da Consciência Negra é uma data muito especial para Osasco. Cidade com grande diversidade racial, sempre foi palco de movimentos e ações de valorização da cultura negra, tanto que, há exatos 30 anos, através da Lei nº 1809 de 11 de abril de 1985, promulgada pelo Prefeito Humberto Parro, a cidade instituía em seu Calendário Oficial a Semana da Cultura Negra.

A Lei nº 1809 determinou que, a partir daquela data, a Semana deve ser promovida pela Prefeitura do município, que se responsabiliza por elaborar simpósios, palestras e conferências sobre temas culturais e artísticos e festas típicas alusivas ao tema.

Desde então, a Câmara Municipal de Osasco também realiza eventos com a finalidade promover a Semana.

Na noite do dia 20 de novembro, vereadores, autoridades municipais, artistas e representantes de movimento e entidades de lutas de classe reuniram-se na sede do Legislativo para participarem de um Sessão Solene em comemoração à data.

O evento foi dirigido pelo Presidente da Câmara Municipal,  Vereador Jair Assaf (Pros) e contou com a presença dos vereadores Mazé Favarão (PT), Aluísio Pinheiro (PT) e da Coordenadora Municipal da Mulher e Promoção da Igualdade Racial.

Aluísio Pinheiro falou sobre a luta ao preconceito racial e social e sobre a mudança dos números de participação de jovens negros nas faculdades. “Há 30 anos, 2% dos jovens negros entravam na universidade. Nos últimos 15 anos, esse número aumentou para 20%. Isso, graças aos programas de ações positivas do governo federal”, ressaltou.

O vereador contou um pouco da história e dos ideais de um dos mais famosos escravos do Brasil e patrono da Semana da Cultura Negra, Zumbi dos Palmares. “Nós precisamos fazer uma reflexão e entender que todo o esforço de Zumbi dos Palmares era para que o povo negro tivesse direitos e oportunidades. Vivesse a sua negritude e mostrasse o seu valor”.

Para Pinheiro, o “herói brasileiro” Zumbi dos Palmares deu  início a uma luta que dura até os dias de hoje. “Zumbi lutou para que as pessoas pudessem ter acesso a bens, a melhorias na vida. Para que pudessem falar com orgulho de sua cor e de sua origem. E essa é uma luta que travamos até hoje. Já tivemos algumas vitórias, mas precisamos lutar mais”, encerrou.

Convidada a fazer uso da palavra, a Dra. Juliana Souza enalteceu o povo africano e seus ascendentes. “Somos um povo que resistiu aos quase 500 anos de sofrimento, de perseguição, de preconceito racial. Somos um povo que se estabeleceu e se mantém firme a despeito de todas as dificuldades que passamos. Somos um povo que continua lutando, todos os dias, e sempre será assim”, emocionou-se.

A Vereadora Mazé Favarão fez vários apontamentos sobre a data e sobre a participação dos negros na construção do Brasil. Segundo a petista, é impensável negligenciar a existência e a importância do povos africanos. “O que seria do Brasil sem os povos de origem africana? Não dá nem para pensar o que seria de nós”, questionou.

Sobre o Dia das Consciência Negra, a representante feminina no Legislativo municipal fez um alerta sobre os recentes acontecimentos contra jovens negros de periferia. “Comemora o dia 20 de novembro significa trazer as boas lembranças dos avanços ocorridos. As lutas, as vitórias e a persistência. Não podemos, também, deixar as más lembranças cair no esquecimento”. E continuou: “Já completamos 3 meses da chacina ocorrida aqui na região, de jovens da periferia. A maioria de jovens negros. Nós temos que nos posicionar contra essas coisas e contra outras. A redução da maioridade penal, a descriminalização da maconha, contra o processo de privatização de prisões, e outros”, explicou.

Abaixo, a galeria de fotos e a íntegra do evento, gravado pela TV Câmara Osasco:

Câmara Municipal de Osasco
Divisão de Comunicação Social