Equipe osasquense de Futebol Americano recebe Placa Comemorativa

por Divisão de Comunicação publicado 23/10/2023 11h45, última modificação 24/10/2023 21h34
Osasco Soldiers completou 15 anos de existência no último dia 16 de outubro

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

Na noite da última sexta-feira (20), a primeira equipe de futebol americano de Osasco, o Osasco Soldiers, recebeu da Câmara Municipal de Osasco uma Placa Comemorativa em reconhecimento à sua luta, resistência e relevância da equipe para o esporte osasquense.

A autora da propositura, vereadora Ana Paula Rossi (PL), não escondeu o orgulho de ver o Plenário lotado com atletas e fãs da equipe. Em seguida, a parlamentar contou a sua história com a equipe, iniciada em 2016.

“Foi durante uma entrevista com o César [fundador do Soldiers] na Rádio Difusora que eu me apaixonei pela equipe. O César falava sobre o time com brilho nos olhos”, contou a vereadora. Ela também relatou o que viu a equipe passar nesses anos em que acompanha o trabalho do Soldiers. “Essa equipe está aí há 15 anos e a gente busca todas as formas para incentivar o trabalho do grupo”, ressaltou.

Ana Paula Rossi cobrou mais divulgação da equipe e se declarou grata pela oportunidade em poder fazer a homenagem.

Márcio Honorato, membro da equipe, usou a Tribuna e falou sobre a importância de ter o reconhecimento do trabalho, que começou há 15 anos, em uma pracinha, durante uma reunião entre amigos.

“É um orgulho estarmos entre os melhores do Estado. Sempre com conquistas maravilhosas. Não foi fácil. Muitas pessoas se foram, muitos amigos não estão mais conosco. Mas os torcedores estão sempre com a gente. A história dessa equipe é muito bonita e faremos de tudo para que o time seja sempre reconhecido”, declarou Honorato.

“Uma vez Soldiers, sempre Soldiers”, bradou Fernando Oliveira, ex-jogador e agora técnico da equipe, que expressou os desafios de estar do outro lado da linha do campo. “Esse time me ensinou ser uma pessoa melhor. O que a gente aprende ali, não é só para ser um atleta, mas nos ensina a viver”, revelou Oliveira, que desejou ver mais décadas de história do Osasco Soldiers.

Conhecido como Trator, Evandro Osório lutou para não chorar ao falar sobre a equipe. “São 15 anos de história. César, Michel…. Pessoas que eu considero muito. Só quem é esportista conhece o peso da derrota e o peso da vitória. Nós vimos muita gente entrar e sair da equipe. A gente desanima todo dia sim, mas isso não significa que vamos desistir”, emocionou-se Evandro, ao contar as lutas da equipe para se manter.

Raoni Alexandre, atual presidente da equipe, comentou o quanto é difícil falar sobre o Osasco Soldiers. Ele entrou na equipe aos 15 anos de idade. “Eu queria ser jogador de futebol, mas acabei participando de uma seletiva no Soldiers, fui aprovado e ali selei minha história no time”, disse.

Vitória Silvestre, secretária executiva da Infância e Juventude em Osasco, e torcedora da equipe, participou da solenidade representando o prefeito Rogério Lins. Ela comentou sobre a disposição da Administração em fortalecer a equipe. “No frio, no sol, no calor, na chuva, essa equipe mostra muita honra e respeito. Eles levam o nome da cidade para todos os cantos”, apontou Vitória Silvestre, que também destacou o papel das mulheres na gestão do time.

“A gente nunca pensou que ia chegar aonde chegou. Quem estava lá desde o começo sabia que a gente nunca ia desistir”, disse o fundador César Augusto dos Santos, ressaltando que todos que estavam prestigiando a Sessão Solene tinham um pouco de Soldier no coração. “A nossa logomarca não tem um rosto definido porque sempre quis que cada um se visse representado nela”, explica César.

O Osasco Soldiers lidera o Campeonato Paulista de Flag Football 9×9, competição homologada pela Federação de Futebol Americano de São Paulo (Fefasp), com chances reais de trazer para Osasco o título da competição.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO | REPORTAGEM