Escola do Parlamento promove curso de iniciação política

por Divisão de Comunicação publicado 16/08/2018 18h15, última modificação 16/08/2018 18h13
Aula inaugural abordou a importância da participação política.

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Osasco realizou na tarde desta quarta-feira (15) a aula inaugural do Curso de Iniciação Política. A atividade, voltada para alunos da rede pública osasquense e funcionários do legislativo, tem o objetivo de estimular os participantes a refletir sobre o papel da política na sociedade, despertando seu senso crítico. 

 “No primeiro encontro a gente fala um pouco mais sobre o significado de viver dentro de uma democracia”, explica o cientista político Bruno Silva, que ministrou a aula. Para ele, é urgente resgatar o valor da coisa pública em uma época na qual as pessoas são extremamente individualistas. 

 “Fazer política implica mobilizar os valores, envolve interesses individuais e interesses coletivos. O problema é que nós temos nos movimentado muito mais pelos interesses pessoais e pouco pelos interesses coletivos”, avalia Silva, que é doutorando na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos diretores do Movimento Voto Consciente. 

 Também foi discutido com os participantes o atual momento do país, no qual impera o descrédito com políticos, partidos e instituições. “Se você pega de 2013 para cá, desde a época das manifestações, o que a gente tem visto é a atividade política sendo toda ela jogada na lata do lixo”, lamenta. “A gente se descobriu nesses últimos anos um país em que a corrupção está quase que incrustada no DNA nacional. Mas isso não é exatamente uma novidade, nem uma exclusividade nossa. E a saída vai ter que ser pela política, não vai ser pela Justiça.” 

 Para o professor Sidnei Ferreira Duarte, que atua como coordenador do núcleo pedagógico de filosofia na Diretoria de Ensino de Osasco e acompanhou o encontro, a aula foi uma oportunidade para que os alunos vejam a política por um olhar diferente, menos contaminado pela retórica partidária. 

 “Hoje nós tivemos uma oportunidade muito enriquecedora de conversar a respeito de um tema que a nossa sociedade infelizmente não valoriza adequadamente. Eu acho que nós pudemos falar sobre a política sem os preconceitos e sem a carga negativa que geralmente acompanha esse tema”, afirma o docente. 

 O diretor da Escola do Parlamento, Roberto Delphino Júnior, avalia que o curso cumpriu o objetivo de aproximar a população e o Legislativo, conscientizando os alunos sobre a importância da vida pública. “Foi um encontro com muita vibração, muita interação com o público. Tanto com o pessoal da Câmara como com aqueles que vieram de fora. Esse é o nosso objetivo: sair daqui sabendo que todos estão levando uma bagagem muito valiosa para casa.” 

 A segunda aula do curso, realizado em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, acontecerá na próxima quarta-feira (22) e será ministrada pelo cientista político Humberto Dantas, Presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e professor universitário.  

VEJA AS IMAGENS DO EVENTO