Especialistas em enchentes e delegado são entrevistados pela TV Câmara Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 02/02/2024 19h55, última modificação 02/02/2024 20h54
Bombeiro e professor falaram de prevenção de alagamentos; delegado abordou segurança pública

Por Charles Nisz. Fotos: Robson Cotait.

Dando continuidade à série Direto do Plenário, a TV Câmara Osasco realizou duas entrevistas nesta semana. O intuito do programa é entrevistar personalidades de Osasco para debater temas de interesse da população.

Participaram Humberto Leão, coronel do Corpo de Bombeiros; Luís Muraro, professor da Unicamp especialista em recursos hídricos; e José Flamínio Martins, delegado seccional de Osasco. Os dois primeiros falaram sobre prevenção de enchentes e Martins abordou o tema da segurança pública.

Leão disse que a prevenção a enchentes passa por educação, engenharia e enforcement (aplicação) da lei. “Os 3 ‘E’ são uma referência internacional em prevenção de tragédias. Educação para não poluir rios, engenharia para assorear o leito de córregos e aplicar a lei ambiental pertinente”.

Muraro, por sua vez, falou sobre a questão hídrica, a influência do clima nas cidades e o trabalho da Defesa Civil. “Nosso foco é alertar o munícipe para evitar tragédias. Os resultados não são imediatos porque educação é um processo cumulativo”, disse o docente da Unicamp.

Por fim, o jornalista da TV Câmara Osasco, Roberto Carlos, entrevistou José Flamínio Martins para falar sobre segurança pública em Osasco. Martins comentou sobre o dia a dia da Polícia Civil e a metodologia de trabalho na prevenção ao crime. “Temos que prestar contas à sociedade sobre como estamos usando os recursos investidos na segurança pública”.

O delegado falou também sobre um dos maiores recursos da Polícia Civil de Osasco: o Centro de Operações Integradas (COI), serviço de inteligência e prevenção contra crimes. “A ideia é usar investigação para prevenir as ações de criminosos”, resumiu Martins.

Assista às entrevistas:

ESPECIALISTAS ORIENTAM COMO AGIR EM CASO DE INUNDAÇÕES E ENCHENTES

DELEGADO SECCIONAL FAZ UM PANORAMA SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA EM OSASCO E SEUS DESAFIOS

registrado em: