Frente Parlamentar Nossa História reúne sociedade civil e vereadores

por Divisão de Comunicação publicado 06/07/2023 16h05, última modificação 06/07/2023 17h40
Ideia foi planejar as ações para o 2º semestre e angariar apoio
Frente Parlamentar Nossa História reúne sociedade civil e vereadores

Sebastião Bognar faz sua exposição durante reunião da Frente Parlamentar

Por Charles Nisz.

Nesta quarta-feira (05), a Frente Parlamentar Nossa História se reuniu no 4º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, situado no bairro de Quitaúna. O objetivo do encontro foi planejar as atividades do segundo semestre e formar grupos de apoio para propor ideias e projetos para a Frente.

Idealizador do Programa Nossa História, principal atividade da Frente Parlamentar, o ex-vereador Sebastião Bognar disse que a intenção é garantir que as próximas gerações valorizem o conteúdo histórico. "Vamos aos poucos conseguindo restaurar não só a história, mas também a vida daqueles que dedicaram o seu tempo para que Osasco pudesse ser essa fantástica cidade”.

A vereadora Ana Paula Rossi (PL), secretária da Frente Parlamentar, fez questão de agradecer o deputado estadual Rogério Santos (MDB), iniciador do Programa Nossa História no Legislativo osasquense. "Quero agradecer ao Rogério Santos pelo pontapé inicial para criar a Frente Parlamentar Nossa História. Osasco tem uma história maravilhosa e muitas pessoas ainda não tem acesso. Então, nosso objetivo é esse de resgatar a história da cidade. Com a união a gente faz a diferença”, concluiu Ana Paula.

O vereador Délbio Teruel (União Brasil) ressaltou o conhecimento das pessoas que vão integrar os grupos e realizar um planejamento estratégico para contemplar os próprios públicos e as famílias que contribuíram para o crescimento da cidade de Osasco. “Estamos aqui para valorizar essas pessoas que ajudaram a construir nossa cidade”.

Josias da Juco (PSD), presidente da Frente Parlamentar Nossa História, destacou a importância do projeto ir até outros locais para levar conhecimento para os mais diferentes públicos. “A ideia é visitar escolas, de modo que as crianças aprendam mais sobre a história de Osasco”.

Sobrinha-neta de Antonio Agu, Agnes Agú também prestigiou a reunião da Frente Parlamentar e parabenizou os organizadores pela valorização da história iniciada por seu antepassado. “É muito gratificante para toda família ver esse projeto para preservação da memória de Osasco”, disse ela.

Representando o Poder Executivo, a vice-prefeita de Osasco, Ana Maria Rossi, parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo e ressaltou a importância de restaurar monumentos históricos como o Museu de Osasco. “Há muitas coisas por fazer na questão do patrimônio histórico. Muitas peças sumiram do Museu de Osasco e é importante preservar a história”.

Comandante do 4º BI Mec, o tenente-coronel Wiliam Ochsendorf fez questão de lembrar que a história do Regimento Raposo Tavares se iniciou antes da fundação de Osasco. “Aqui é sítio histórico, onde Raposo Tavares estabeleceu residência em 1622 e iniciava suas expedições. Um lugar importante não só para Osasco, mas para São Paulo e para o Brasil”.

O Programa Nossa História é uma realização da Câmara Municipal de Osasco, por meio da Frente Parlamentar Nossa História. Os atos cívicos de hasteamento de bandeiras acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 8h, no Dispositivo da Câmara Municipal.