Funcionária Efetiva da Câmara recebe homenagem

Funcionária Efetiva da Câmara recebe homenagem

Vereador Bognar e Laura Leal

10/10/2014

Na noite do dia 9 de outubro de 2014, a Câmara Municipal de Osasco promoveu Sessão Solene para entrega de Medalha Antônio Raposo Tavares e também Diploma Cidade de Osasco a Sra. Laura Conceição de Souza Leal.

A homenagem foi uma iniciativa do Vereador Sebastião Bognar. A Mesa dos Trabalhos foi presidida pelo Vereador Josias da JUCO e também foi composta por Vadir Morelo (representante da Ordem dos Emancipadores de Osasco), Acácio Antunes de Souza (pai da homenageada) e pela própria homenageada. Também estiveram presentes os vereadores Jair Assaf e Rogério Lins.

Laura Leal nasceu em Cesário Langef/SP, em uma família de lavradores. De origem simples, sonhou, lutou e conseguiu viver em uma cidade grande. Mudou-se para Osasco em 1969. Laura é funcionária efetiva da Câmara de Osasco há quase 20 anos, além de ter publicado dois livros: “Cem Anos Sem Antônio Agú” (2010) e a autobiografia “Minhas Lutas e Vitórias”, lançada na mesma noite da solenidade.

Fizeram uso da palavra, na Tribuna, o Vereador Sebastião Bognar, Vereador Rogério Lins, Ráriton Cassoli (em nome dos funcionários da Casa), Valdir Morelo, Odilon Neto (diretor da Cia. Teatral Estrela), Daniel de Souza (filho da homenageada) e Acácio Antunes de Souza.

O Vereador Bognar destacou os trabalhos importantes que a Laura Leal realizou para a cidade de Osasco. "Aqueles que já tiveram a oportunidade de conhecê-la sabem bem de sua simplicidade, humildade e da sua capacidade de determinação", disse Bognar. O vereador também destacou que uma galeria com importantes documentos da Câmara, datados de 1962, está exposta em um corredor da Casa. "Essa galeria foi criada por iniciativa da Laura. Ninguém falou para ela fazer, foi iniciativa dela. Pesquisou, levantou documentos e a galeria está aqui", disse Bognar, que também destacou: "25 de janeiro de 2009 eram celebrados os 100 anos que o fundador da nossa cidade partiu. Naquele momento, a Laura apresentou seu livro sobre Antônio Agú".

Ráriton Cassoli, representando os funcionários da Câmara, iniciou seu discurso retificando: "Quem representa os funcionários hoje é a própria Dona Laura. Nós nos enxergamos nela, pois tem as qualidades que todos querem ter. Se eu abrisse o dicionário e visse a palavra 'Laura', apareceriam muitos sinônimos com relação ao seu nome: competência, capacidade, inteligência, dedicação e, principalmente, perspicácia", brincou o colega de trabalho.

Vadir Morelo, representante da Ordem dos Emancipadores de Osasco, destacou que pessoas que não nasceram em Osasco e desenvolveram amor pela cidade merecem realmente homenagem como essa.

O filho da homenageada, Daniel de Souza Leal, muito emocionado, falou sobre a admiração de todos por Laura Leal. "Como eu a admiro e como a tenho como um espelho! Sua postura, suas palavra... Ela é um pilar como pessoa. Não só dentro de nossa Casa, mas com os demais familiares, com as pessoas que chegam a ela e precisam de ajuda. Essa ajuda nem precisa ser pedida, pois sua sensibilidade detecta isso. É por tudo isso ela faz parte da vida de muita gente".

Todo orgulhoso, Acácio Antunes, pai da homenageada, também foi à tribuna. "Ela veio aqui de uma terrinha longínqua com o intuito de vencer. Graças a Deus ela está realmente alcançando seu objetivo".

O Vereador Josias da JUCO relembrou, com carinho, as palavras de conforto que recebeu da Dona Laura, quando entrou na Câmara. "Confesso que fiquei menos nervoso quando encontrei Dona Laura. Mas, ela me abraçou e disse: 'Olha filho, fique que tranquilo que vamos cuidar de você'. E assim foi com muitos outros vereadores".

Muito emocionada, Laura Leal foi à Tribuna e agradeceu a todos pelo reconhecimento de seu trabalho. "Procuro preservar minhas amizades, tenho muito respeito a todos. Aqui na Câmara, sei que tenho uma família muito grande e que eu a quero muito bem. Nós passamos muito tempo juntos. Em nossa casa, chegamos cansados, dormimos e, no dia seguinte, já temos mais trabalho. É gratificante pois conseguimos ver no colega de trabalho as alegrias e as tristezas. Muitas vezes não temos oportunidade de olhar nos olhos de nossos próprios familiares. Por isso, os quero muito bem".

Por fim, Laura Leal declarou que deseja ser apenas uma das primeiras funcionárias a receber uma homenagem no Plenário. "Recebo esta honraria com muita gratidão e felicidade. Essa deverá ser a primeira de muitas outras e que meus colegas também possam ser reconhecidos em seus trabalhos".

Galeria de Imagens: clique no player abaixo.