Fundação Pró-Sangue participa do Junho Vermelho em Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 13/07/2018 14h29, última modificação 13/07/2018 14h29
Palestra da entidade marca adesão do Legislativo à Campanha.

Uma palestra ministrada pela Fundação Pró-Sangue do Hemocentro de São Paulo marcou a adesão da Câmara de Osasco à Campanha Junho Vermelho, que incentiva as doações de sangue. O evento, realizado na manhã desta quinta-feira (21), foi aberto a servidores da Casa e à população em geral.

A palestra teve a organização da Escola do Parlamento de Osasco (EPO) e teve como objetivo conscientizar o público sobre a importância do ato da doação de sangue, que pode salvar muitas vidas.

A explanação sobre o tema “Doação de Sangue” ficou a cargo da representante da Fundação Pró-Sangue, Dóris Sandoval Lavorat, que passou informações sobre quem pode doar, quais os principais tipos sanguíneos, como funcionam as unidades transfusionais e como estão os estoques neste período do ano.

Segundo ela, os meses de junho e julho são os mais críticos, em função do frio e das férias. Isso faz com que os estoques tenham uma queda considerável, que poderia ser suprida se as pessoas se conscientizassem da importância da doação.

“Se a população brasileira se programasse para, pelo menos, doar sangue duas vezes ao ano, não teríamos esse tipo de situação que, infelizmente, muitas vezes acontece”, comentou Dóris.

Além dos servidores da Casa, dos munícipes e dos membros da equipe de apoio da Campanha, o Vereador Josias da JUCO (PSD) prestigiou a palestra e parabenizou os organizadores do evento. “Foi bastante esclarecedor, saio daqui muito feliz e motivado a continuar sendo doador. O mais importante é doar por amor, pela causa, independentemente de quem é a pessoa que está precisando”, afirmou.

Após a preleção da representante da Fundação Pró-Sangue, o público pôde esclarecer as dúvidas e fazer perguntas.

Maria José dos Anjos, a Teka, que é membro do Conselho Municipal de Saúde, considerou a palestra muito interessante e acredita ser preciso divulgar mais as ações do Junho Vermelho para estimular a população a doar sangue.

Teka sugeriu à representante da Fundação que os detentos também possam participar de campanhas de doação. Atualmente, a legislação não permite essa prática.

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, os estoques dos bancos de sangue estão em torno de 30% a 40% da quantidade considerada ideal. Ações de estímulo à doação de sangue acontecem justamente para tentar reverter esse quadro.

O Presidente da Câmara, Vereador Dr. Lindoso (PSDB), ressalta que essa palestra é apenas uma das medidas que serão adotadas em cumprimento à Lei 4.818/2017, que institui no Calendário Oficial do Município de Osasco o Junho Vermelho. A legislação foi criada a partir de um Projeto de Lei do Vereador Ricardo Silva (PRB).

“Estamos conversando com a Fundação Pró-Sangue para que possamos ter uma unidade móvel na Câmara, ou a viabilização de um transporte para levar e trazer os funcionários da Casa que desejam fazer suas doações”, disse Lindoso. A ideia é que as doações não aconteçam unicamente no mês de junho e que, durante o recesso haja continuidade no estímulo às doações.

Veja as imagens do evento