GCMs que salvaram recém-nascida são homenageados pela Câmara

por Divisão de Comunicação publicado 09/02/2024 11h01, última modificação 09/02/2024 11h01
Criança com quatro dias de vida foi salva de engasgo por três guardas municipais. Eles usaram a manobra de Heimlich

Por Ana Rodrigues

A Câmara Municipal de Osasco homenageou nesta quinta-feira (8) os guardas-civis municipais Edilson Silva Medeiros, Rafael Aparecido da Silva e William dos Santos Nogueira por salvarem a vida de uma criança de quatro dias de vida. A homenagem foi proposta pelo vereador Carmônio Bastos (Podemos) e aprovada por unanimidade.

Os GCMs salvaram a criança utilizando a manobra de Heimlich, técnica utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por pedaço de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

“Esses três representam a corporação. Parabéns a toda GCM em nome desses três que salvaram a vida dessa recém-nascida com uma manobra que tem uma lei de minha autoria. Outros GCMs e policiais militares também já salvaram vidas com essa manobra. Por isso parabenizo a GCM pela qualificação de seus profissionais preparando-os para momentos como esses”, ressaltou o presidente da Câmara.

Carmônio é autor da Lei nº 5.242/2023 que dispõe sobre a afixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da Manobra de Heimlich em todos os estabelecimentos comerciais em que haja consumo de alimentos.

Ato de Heroísmo

O ato foi considerado heroico pelos parlamentares osasquenses, que não pouparam elogios ao trio.

“Eu vi como um ato heroico o salvamento dessa criança com quatro dias de vida. Eles foram como anjos usados por Deus para salvar essa vida e imagino a alegria deles e dos pais dessa criança por verem essa criança viva. Nós reconhecemos a importância desses profissionais, homens e mulheres, que muitas vezes arriscam suas vidas pela população”, declarou Paulo Júnior (PP).

Pelé da Cândida (MDB) parabenizou os guardas municipais pela ação e pelo empenho no treinamento, que os prepara para atender emergências.

“Nós sabemos que quando temos uma corporação treinada para trazer segurança para a nossa
gente, isso é de uma valia total”

Mãe de duas crianças, a vereadora Juliana da AtivOz (Psol) expressou sua gratidão aos profissionais da GCM.

“Hoje estou aqui como mãe e tenho certeza de que essa mãe e essa família estão muito gratas pelo trabalho de vocês. Esse é o trabalho que nós queremos ver: salvar vidas de pessoas e de famílias”, disse ela.

“Eu tenho orgulho da GCM da nossa cidade que tem de ser cada vez mais reconhecida. E nessa ação vocês mostraram muita sensibilidade e cumpriram a missão. O que vocês fizeram mostrou que vale a pena acreditar e que isso não tem preço”, salientou Laércio Mendonça (PSD)

Emerson Osasco aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da valorização dos profissionais da Guarda Municipal.

“Esse foi um ato heroico e de bravura. Eu acredito que a segurança é isso, segurança pública, não enfrentamento, guerra ou combate. Nós queremos a valorização do trabalho para que esses profissionais saiam para trabalhar e voltem para seus lares”, evidenciou o vereador.

Presidente da Frente Parlamentar das Forças de Segurança, Josias da Juco (PSD) destacou a importância do treinamento na atuação dos profissionais.

“Se vocês salvaram a vida dessa criança é porque não foram treinados apenas para combater o crime, foram treinados para atuar na rua e atender qualquer situação. Uma arma não muda o coração de vocês”, disse Josias da Juco.

O preparo dos servidores da GCM também foi apontado por Délbio Teruel (União Brasil).

“Todo nosso reconhecimento ao trabalho de vocês. Sabemos da importância e do trabalho que a Guarda Municipal tem feito em nossa cidade. Vocês dedicam suas vidas para cuidar da vida das pessoas de nossa cidade e vocês estão preparados de todas as maneiras”, comentou.